abr

Católica inicia aula de inclusão digital com comunidade Quilombola

Romper as fronteiras dainstituição e levar conhecimento para comunidades distantes, por meio dainclusão digital, é a proposta da Faculdade Católica, que realizou, no dia 14, sábado, a primeira aula do curso de Informática Básica e Avançada para jovens da comunidade quilombola Barra da Aroeira. Oprojeto é uma parceria da Faculdade Católica do Tocantins com a Secretaria daJustiça e dos Direitos Humanos (Sejudh) do Estado do Tocantins.

Ao todo, 18 jovens da Comunidade Quilombola, que fica cerca de 100 quilômetros de Palmas, foram selecionados e terão a oportunidade de concluir um curso de informática. A escolha deu-se apartir de uma seleção realizada pela  Faculdade Católica do Tocantins em parceria com a Escola Municipal Horácio José Rodrigues.

O curso acontecerá na Unidade Sede da Instituição, na Avenida Teotônio Segurado, em Palmas, em quatro sábados, com 8 horas-aula por dia. Segundo a Diretora-Geral da Faculdade Católicado Tocantins, Clarete de Itoz, os alunos, após o curso, receberão um certificado. Para ela: “A Faculdade cumpre o seu dever de  garantir o acesso ao conhecimento, por meio da profissionalização destes jovens”, enfatizou.

Além disso, Clarete destacou que a inclusão digital não pode ser resumida exclusivamente à disponibilidade de computadores. Para ela “ a capacitação das pessoas para o uso efetivo dos recursos tecnológicos é o  que garante a inclusão digital”.

As aulas são ministradas por acadêmicos do Curso de Sistemas de Informação da própria Católica. O idealizador do projeto é o aluno do 4º período do curso de Sistemas de Informação, Francisco da Silva Lima, que explicou o objetivo do projeto: fazer com que os quilombolas possam se apropriar de novos conhecimentos e ferramentas, associados a uma ação cidadã e de transformação social ao mesmo tempo em que se qualificam profissionalmente.

24 julho 2024
Inscrições abertas para o 1º Desafio Hands On do Grupo UBEC
22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni