Geral
UniCatólica sedia evento do Conselho de Arquitetura Brasil
Começou ontem, dia 10, a programação do 3° Evento Nacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O evento tem como objetivo discutir a valorização da arquitetura e do urbanismo, por meio do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) e temas como a Inovação e o Marketing.
O conselheiro federal do CAU/TO, Luís Hildebrando Paz, destacou a importância do Tocantins sediar um evento dessa proporção. “Não é à toa que o Estado foi escolhido para sediar este evento nacional. Somos destaque no país, pois o Tocantins é estado que mais têm projetos arquitetônicos registrados em relação ao número de profissionais. Além disso Palmas, capital planejada, é uma cidade que vive a arquitetura e o urbanismo, onde o arquiteto é valorizado, e o CAU/TO tem buscado cada vez mais essa valorização, exercendo diariamente a fiscalização do exercício da profissão”, citou Hidelbrando.
A palestra de abertura abordou sobre a função e importância do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) para a sociedade, o profissional e o CAU”. A palestra foi ministrada pelo conselheiro federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM), Claudemir Andrade. O conselheiro explanou a importância, para que serve e porque é importante pagar o RRT e abordou também as estatísticas dos registros. “Hoje 27% dos arquitetos no Brasil não possuem RRT cadastrados no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) ”, enfatizou Claudemir.
Durante a programação, o Diretor Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Tocantins (SEBRAE/TO), Omar Antônio Hennemann, palestrou sobre a importância da inovação e do marketing no mercado de trabalho do profissional de Arquitetura e Urbanismo. Com dinamismo e muito alto astral destacou que o propósito impulsiona a inovação. “Temos pensado pouco em nós, temos que ser mais ousados, pois quando estamos felizes nos tornamos infinitamente mais criativos e isso é refletido não só na vida pessoal como na profissional ”, afirmou Omar.
O evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU-TO), em parceria com a Católica do Tocantins conta com a presença de conselheiros federais, conselheiros estaduais, presidentes dos CAUs de quase todos os estados e arquitetos de todo o Brasil e acadêmicos do Curso de Arquitetura da Católica dos Tocantins e de outras Instituições de Ensino Superior do Estado.
Publicado por Ana Claudia Richardelli