Católica abre programação na Agrotins com palestra

Começou ontem, 06, a 14ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, a Agrotins. Quem passou pelo estande da Católica do Tocantins, pode assistir a primeira das 14 (palestras) que serão ministradas, que teve como tema “Sustentabilidade na Agricultura Familiar”, ministrada pelos acadêmicos do curso de Gestão Ambiental.

“Setenta por cento dos produtos alimentícios que chega​m​ até a mesa dos brasileiros são produzidos por agricultores familiares”, falou ​um dos acadêmicos palestrantes​, ​Thiago Mendes. Na palestra, também foi exposto sobre a agricultura familiar, a realidade dos projetos de assentamentos e algumas alternativas sustentáveis para esse tipo de agricultura como, por exemplo, o sistema mandala.

Agricultura familiar na economia

A agricultura familiar é responsável pela economia de 90% dos municípios brasileiros, responde por  35% do PIB Nacional e absorve 40% da população economicamente ativa do país. A agricultura familiar responde por 37,8% do valor bruto da produção agropecuária.

Ano da Agricultura Familiar

Em dezembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar, reconhecendo o papel fundamental desse setor para a segurança alimentar no mundo. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura foi convidada a facilitar sua implementação, em colaboração com governos, instituições internacionais de desenvolvimento, organizações de agricultores e outras organizações relevantes do sistema das Nações Unidas, bem como organizações não governamentais relevantes.

O Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014 visa a destacar o perfil da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutrição, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

14 maio 2024
UniCatólica contrata Assistente Administrativo