Aulas práticas marcam a participação do UniCatólica na Agrotins

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) esteve presente na 24ª edição da Agrotins que aconteceu entre os dias 14 e 18/05, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas. Os visitantes que passaram pelo estande da instituição, no pavilhão da Fundação de Apoio à Pesquisa do Tocantins (FAPT), puderam participar de diversas atividades, entre elas, o Catoliquizz, um jogo de perguntas relacionadas ao agro que premiou os participantes, além de palestras e dinâmicas práticas.

O exame andrológico em touros foi uma das dinâmicas práticas que encantaram os estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia. Na aula ministrada pelo professor Me. Eudes Vieira Castro, os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar do procedimento que analisava a fertilidade de um touro do início ao fim. “É uma atividade que a gente não vê todo dia e é uma prática que é muito importante para nós, eu achei muito bom para o nosso crescimento dentro da área. Vir para a Agrotins nos traz novas experiências e oportunidades”, declarou o estudante Cleidnon Rodrigues do 9º período de Zootecnia. A fala do acadêmico foi reforçada pela professora Ma. Patrícia Magalhães: “A Agrotins é uma das maiores feiras de agrotecnologia da região Norte, viver essa prática em uma feira dessa dimensão é fundamental para os estudantes”.

Exames de diagnóstico por imagem na avaliação do sistema locomotor

Parceira do UniCatólica, a Cavalaria da Polícia Militar esteve presente em diversas atividades. Os cavalos foram cedidos para a dinâmicas práticas de exames de diagnóstico por imagem na avaliação do sistema locomotor e na mostra de enriquecimento ambiental para equinos. “A Cavalaria agradece a parceria com o UniCatólica, é muito bom ver a progresso dos estudantes e tem trazido muitos benefícios para nós com o manejo dos nossos cavalos. Esse apoio clínico com os animais é muito importante”, declarou a Tenente Eliane Vieira.

SafeCows, parceria do Unicatólica, BrDot e fazenda Bom Gado

Vacas leiteiras são monitoras 24 horas via biocápsulas para estudo de parâmetros fisiológicos nesses animais

Outro projeto apresentado foi o SafeCows, parceria do Unicatólica, BrDot e fazenda Bom Gado, na dinâmica, vacas leiteiras são monitoras 24 horas via biocápsulas para estudo de parâmetros fisiológicos nesses animais. O projeto tem como objetivo transformar o panorama da pecuária.

Reitora do UniCatólica professora Dra. Andrea Borim assinou o pacto pela inovação

Presente no evento, a reitora do UniCatólica professora Dra. Andrea Borim assinou o pacto pela inovação, um documento que é um compromisso público pelo fortalecimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo que torne a economia mais competitiva, inovadora e sustentável. “O UniCatólica é referência na área de agrárias, não poderíamos deixar de estar aqui com os nossos cursos. Temos professores atuando em palestras e atividades práticas não só com nossos estudantes, mas também com o público que quisesse participar. Para nós é uma grande alegria participar de um evento desse porte, trocar conhecimento e disseminar as pesquisas que são realizadas na nossa instituição”, finalizou.

Publicado por Luma Marinho

26 junho 2024