mar
Aula Magna

Aula Magna realiza o lançamento do Projeto X

Aconteceu nesta segunda-feira, 11, a Aula Magna do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) cujo tema foi “2024: desafios e oportunidades”. Estiveram presentes na live a reitora da instituição, Dra. Andrea Borim, a pró-reitora acadêmica, Ma. Mariana Lacerda, o professor Me. André Raposo, o diretor de ambientes de inovação e empreendedorismo da Universidade Federal do Tocantins, Silon Procath e a CEO da empresa Vórtex Aceleradora, Luana MozzaQuatro.

A programação foi direcionada a todos os estudantes do UniCatólica, que na ocasião, tiveram a oportunidade conhecer e esclarecer dúvidas sobre o Projeto X e se inspirar com as experiências de sucesso dos palestrantes. Com vasta experiência no mundo dos negócios, o professor Me. André Raposo, compartilhou seu conhecimento sobre inovação e reforçou a importância do Projeto X para o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho. “O UniCatólica pensou de forma inovadora em dinamizar o processo de formação dos estudantes, dando acesso não apenas às teorias, mas conectando-os às dinâmicas de mercado”, refletiu.

O PROJETO X

Ao apresentar o Projeto, a reitora Dra. Andrea Borim, reforçou a importância de manter os acadêmicos engajados durante o período de graduação. “Nesse movimento de buscar novas informações e desenvolver competências, o estudante se prepara para o mundo e não apenas para empreender, nosso objetivo é formar profissionais diferenciados”, declarou.

Como irá funcionar

O Projeto irá desafiar os estudantes a criarem de forma colaborativa soluções tangíveis para atender demandas especificas ou resolver problemas identificados, promovendo a aplicação prática de seus conhecimentos. Cada desafio proposto está intrinsecamente ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo o compromisso do UniCatólica com a responsabilidade social e ambiental, ao incentivar a inovação e a busca por soluções práticas. A instituição busca dessa forma, reforçar o seu compromisso institucional como um centro de excelência acadêmica que valoriza o potencial dos seus estudantes.

A pró-reitora acadêmica Mariana Lacerda encara o Projeto como uma excelente oportunidade, pois é uma proposta inovadora, que desafia e que abre horizontes para apresentar ao mercado o que os estudantes já conseguem fazer. “As equipes podem ser pensadas de forma integrada, de acordo com os desafios a serem solucionados. Então, além de colocar em prática o conhecimento, os estudantes terão a oportunidade de construir de maneira integrada e interdisciplinar com colegas de outros cursos e docentes de todas as áreas da instituição”, afirma.

Também presente no evento, Silon Procath, que atua diretamente com geração de novas startups, parabenizou a iniciativa e aconselhou os estudantes. “Toda equipe de sucesso não é monotemática, aproveitar a diversidade do centro universitário para construir uma equipe é um diferencial e uma oportunidade que não devem ser desperdiçados”.

A CEO da Vórtex Aceleradora é egressa do curso de Ciências Contábeis e contou um pouco da sua jornada. “As experiências que mais enriqueceram meu currículo foram frutos de desafios como esse, de disciplinas que exigem mais que teoria. Me desafiei em outras áreas para além de contábeis, quanto mais eu entendia sobre inovação mais eu enxergava a importância de sair da minha zona de conforto”, compartilhou aos presentes na live.

Uma das atividades do projeto é o Desafio X. Os desafios foram elaborados em conjunto com os coordenadores dos cursos pensando no desenvolvimento da autonomia e na integração dos estudantes com o mercado. Uma vez finalizados, os projetos serão apresentados no Dia X, promovendo network e visibilidade aos melhores trabalhos que serão expostos para convidados de destaque em cada área.

Todo o material relacionado ao Projeto X está disponível na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para os estudantes.

Para mais informações, acesse: to.catolica.edu.br/portal/estudante/

Publicado por Luma Marinho

25 abril 2024