set

Arquitetura realiza palestra sobre fotografia com Manuel Sá

Na última segunda-feira, 25 de setembro, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC), realizou uma palestra que abordou a fotografia no contexto da Arquitetura, com a participação do renomado arquiteto, fotógrafo de arquitetura e diretor de fotografia, Manuel Sá.

O evento foi conduzido de forma virtual, por meio da plataforma Teams, e contou com a presença de membros da comunidade acadêmica interna e externa, sob a orientação da professora Doutora Ana Carla de Lira Bottura.

Para a docente, a palestra teve como objetivo apresentar aos acadêmicos do curso e demais interessados, o universo da Fotografia de Arquitetura, um campo fascinante e cheio de possibilidades dentro da profissão. “Manuel Sá é um profissional experiente na área, com trabalhos extremamente sensíveis e arrojados, e que vem ganhando bastante notoriedade dentro e fora do país. Para nós é uma honra poder recebê-lo como convidado para uma fala que tanto enriqueceu o olhar dos nossos estudantes e demais participantes, para a importância da plasticidade, da iluminação e do olhar atento nos projetos arquitetônicos”, enfatizou a professora.

O fotógrafo de arquitetura, Manuel Sá, explorou durante a palestra as diferentes frentes profissionais dentro do campo da arquitetura, incluindo a sua especialidade, a fotografia de arquitetura. “Apresentei meu trabalho comissionado, autoral, das exposições, vídeos de arquitetura, onde destaco o documentário paisagem concreta, sobre Álvaro Siza, onde fui responsável pela direção de fotografia e dos cursos que ministro, que são: história da fotografia de arquitetura, arquitetura na Bahia e a edição da fotografia de arquitetura”, compartilhou o profissional.

Novas perspectivas no campo da arquitetura

A estudante do décimo período de Arquitetura, Renata Almeida Borges, enfatizou a importância de os acadêmicos aprenderem sobre técnicas de fotografia no exercício da profissão. “A palestra foi maravilhosa! As explicações sobre os bastidores de cada foto, os perrengues que o fotógrafo passa, os ângulos das fotografias e o uso dos equipamentos foram debates interessantes para nós, estudantes. A fotografia de arquitetura é apenas uma das muitas áreas que o curso de Arquitetura pode abrir portas”, destacou a estudante, ressaltando ainda a relevância da temática no estímulo à criatividade e à curiosidade dos futuros profissionais. “Hoje em dia, em um mundo cada vez mais digital, é necessidade possuir conhecimentos básicos sobre fotografia!”, concluiu Renata.

Para o estudante Airton Almero Carvalho Nascimento Júnior, também do décimo período, esta foi uma oportunidade de expandir sua perspectiva sobre as diversas possibilidades profissionais que a área proporciona. “Foi bastante enriquecedor conhecermos outras áreas da Arquitetura, como essa da fotografia, por exemplo. As duas são formas de arte e a fotografia, dentro da arquitetura, pode valorizar os projetos, agregando valor e trazendo alguma mensagem. Eles acabam se tornando nossos parceiros profissionais, e isso é muito bacana para ambos, todos saem ganhando”, frisou o acadêmico.

Publicado por Lorenna Costa

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024