2023
mar
31
Debate

Agronomia promove debate sobre atuação da mulher no mercado agro

Aconteceu na noite desta quinta-feira, 30, o IV Encontro das Agrônomas do Tocantins. O evento, promovido, pelo curso de Agronomia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), recebeu mulheres atuantes no cenário agro do Tocantins para debater o tema: “A mulher conquistando e transformando o agro”. O encontro ocorre sempre no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.  

A moderadora da noite, Professora Doutora Evelynne Urzêdo Leão, relatou que o objetivo principal do debate foi mostrar um outro lado da Agronomia. “Queremos mostrar que as mulheres têm aceitação, que conseguem trabalhar no agro; que mesmo sendo uma profissão extremamente machista, elas têm se sobressaído ao logo dos anos. Além disso, buscamos apresentar aos nossos estudantes como estão nossas egressas e outras agrônomas da região, e suas colocações no mercado”, ponderou a docente. 

No encontro, estavam as engenheiras agrônomas egressas do UniCatólica Júlia Stephane Melo Eneas, atualmente mestranda na Universidade Federal do Tocantins (UFT); Raiane Silva Moura Macedo, atuando no comercial da Timac Agro; e Winy Silva, gerente de território de vendas na Nutrien Soluções Agrícolas.  

Em sua fala, Raiane Macedo orientou sobre a importância  da dedicação à pesquisa para quem busca se destacar neste mercado de trabalho. “Por mais que eu tenha me preparado para o mercado, atuando em bons estágios durante a graduação, por trabalhar com produtos de alta tecnologia e estar na linha de frente lidando diretamente com o produtor, penso que se tivesse iniciado desde cedo na área de pesquisa teria tido mais facilidade”, disse, acrescentando como se dá, no dia a dia, suas relações e vivência em campo.  “Nunca tive problemas na relação com o masculino, sempre fui muito bem recebida, vamos a campo com os objetivos bem definidos para sermos bem assertivos no que vamos fazer”, completou.  

Por sua vez, Júlia  Eneas é atuante na área de pesquisa desde a graduação, em monitorias e estágios, o que a motivou a seguir na trajetória acadêmica. Ela, já finalizou a graduação ingressando no curso de mestrado em Produção Vegetal, pela UFT, no campus de Gurupi. “No âmbito profissional, de modo geral, destaco quatro das inúmeras habilidades pretensas que um bom profissional precisa ter. A primeira é multidisciplinaridade. Fortaleça a multidisciplinaridade para produção de conhecimento e também para aplicar dentro da sociedade. Não adianta saber muito se não conseguir transpassar esse conhecimento. Dentro disso, é importante também verificar as habilidades e objetivos de cada um, ou seja, a vocação. Temos diversas áreas de atuação, estou aqui representando a parte de pesquisa, mas também temos as áreas da docência, consultoria, vendas, entre outras. Então, nosso leque é grande e dinâmico e de constantes atualizações. Por fim, se capacitem, sempre podemos um pouquinho mais. Aproveitem todas as oportunidades que tiverem: palestras, congressos, workshops, estágios e tenham rede contato, estabelecer network é fundamental”, finalizou.  

Winy Silva atualmente lidera e coordena uma equipe de vendas composta exclusivamente por homens. “Hoje, meu maior desafio é provar diariamente para os 10 homens que eu coordeno que eu sei o que eu estou fazendo e que precisam ter a confiança em seguir o que eu oriento”, relatou.  

O estudante do 9º período do curso de Agronomia do UniCatólica William Sabatke Neto comentou o quanto é importante a valorização da mulher, de modo geral e também no agro. “Quero parabenizar vocês mulheres pela atuação, pela força, competência e coragem que possuem. A mulher é diferenciada em suas habilidades, ver hoje esse tanto de mulheres aqui na sala me impressiona”, explanou. 

Publicado por Rebeca Oliveira

Notícias Recentes

13 dezembro 2024
Estudantes representarão o Tocantins no Campus Mobile
13 dezembro 2024
Fazendo Direitinho: 22ª edição leva solidariedade ao CMEI
12 dezembro 2024
UniCatólica renova prestigiado selo Great Place to Work (GPTW)