Acadêmicos simulam julgamento de homicídio ocorrido em Palmas

Na última semana, os acadêmicos do 3º ao 7ª período de Direito da Católica do Tocantins participaram do Júri Simulado, atividade que faz parte do projeto “Praticando o Judiciário”.

O evento foi realizado nas dependências do Fórum Central de Palmas, e proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de se colocarem nos papéis de juiz, promotor, oficial de justiça, escrivão, testemunhas, policiais, jurados e advogados, aproximando os estudantes da realidade do trabalho.

O caso simulado foi um crime doloso contra a vida que aconteceu em Palmas, praticado em 2013 e julgado em 2016. No caso real, houve um homicídio de um rapaz, com arma branca, com dois supostos réus de terem cometido esse homicídio.

O resultado do júri simulado foi semelhante ao júri real, pois dos dois acusados um foi condenado e o outro absolvido, no entanto, no júri simulado o condenado havia sido absolvido no júri real, e o réu absolvido tinha sido condenado. “Isso mostra para os estudantes que as decisões do Tribunal do Júri têm uma variação muito grande, e depende da defesa, acusação e conselho de sentença”, explicou o professor Ughini.

A acadêmica do 4ª período, Ana Carolina, falou como essa experiência acrescenta na graduação. “Com o júri simulado podemos entender como funciona cada parte do processo, tanto Ministério Público, Defensoria, Promotoria, entre outros. Eu já tenho contato com essa atividade, pois já trabalho na área, é um pouco diferente por ser uma simulação, mas ajuda bastante os demais acadêmicos que ainda não têm esse conhecimento”.

O evento é coordenado pelos professores Maurício Ughini, Andrea Cardinalli e Leandro Jefferson, com a colaboração do coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, professor Guilherme Augusto Martins.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes