abr

Acadêmicos participam de palestra e visitam empresa especializada em lajes

Na última terça-feira, 10 de abril, os acadêmicos de Engenharia Civil da Católica do Tocantins, matriculados na disciplina Concreto Armado I, participaram da palestra sobre Laja Treliçada, ministrada pelo diretor da empresa Fortlaje, Rubens Silva.

Na palestra, foi apresentado o ” Software Treliça”. Com acesso livre, os discentes podem calcular uma laje pré-moldada, obter os relatórios de cálculo e de custo do material utilizando o software. De acordo com Rubens, o estudante deve trabalhar com os softwares mais precisa entender como ele processa a informação para avaliar os resultados obtidos e verificar se estão dentro das normais brasileiras.

Para a acadêmica Jessica Batista o software ajuda muito o cálculo da laje treliçada. “Só foi possível entender os resultados apresentados, porque os parâmetros analisados já tinham sido apresentados na disciplina de concreto I em sala pelo professor”, ressaltou.

No dia 11 de abril, o 3º período de Engenharia Civil, matriculados na disciplina Introdução a Ciência dos Materiais, visitaram a sede da Fortlaje e conheceram a produção do Poliestireno Expandido (EPS), popularmente conhecido como Isopor. O diretor da empresa apresentou todo o processo de produção e aplicação do material em obras de construção civil na cidade de Palmas, sendo a única empresa que produz EPS entre Belém e São Paulo. Rubens Silva reforçou para os estudantes a necessidade de o engenheiro conhecer o processo de produção do material.

Nos dois eventos, os acadêmicos foram acompanhados pelo professor mestre Fenando Fernandes. “As visitas e palestras são muito importantes, porque colocam o acadêmico em contato com as empresas que atuam na área de construção, mostram seu potencial e também a metodologia que é usada na formação do engenheiro na Católica do Tocantins. Quando o aluno escuta o profissional, ele faz uma comparação com o conteúdo que apresentamos em sala”, disse o professor.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes