dez

Acadêmicos participam de Júri Simulado

Jordania Negreiros

Aconteceu no dia 30 de novembro, no Fórum Central de Palmas, o Júri Simulado, tendo como base um caso concreto. O projeto busca aproximar os estudantes do curso de Direito da prática forense, e foi coordenado pelos professores Maurício Ughini, Leandro Jefferson e Guilherme Augusto Martins.

O caso julgado é real, porém nos autos que os acadêmicos recebem são suprimidas todas as partes que trazem informações sobre os reais envolvidos. Também é preservado o veredito dado no julgamento ocorrido até o final da simulação.

No processo original o acusado foi condenado a 12 anos de reclusão, inicialmente em regime fechado, por se tratar de crime classificado como hediondo. O júri simulado realizado pelos acadêmicos do 8.º período, teve em seu conselho de sentença estudantes do 1º período, o qual obteve o mesmo resultado, qual seja, a condenação do acusado.

A prática proporciona o conhecimento de regras e posturas utilizadas na prática dos profissionais que atuam na esfera criminal. “Esse trabalho faz com que os acadêmicos utilizem o conhecimento teórico que eles adquiriram nas disciplinas de Direito Penal e Processo Penal durante a graduação e principalmente da prática jurídica penal”, destacou o professor Maurício.

O Júri Simulado faz parte do Projeto “Praticando o Judiciário”, e proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de se colocarem nos papéis de juiz, promotor, oficial de justiça, escrivão, testemunhas, policiais, jurados e advogados.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes