jan
Geral

Acadêmicos participam da virtualização da 2ª Vara Cível de Palmas, a primeira no País

A 2ª Vara Cível da Comarca de Palmas é a primeira do Brasil a ter todos os processos de seu Cartório Judicial virtualizados. Com apoio da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Exército Brasileiro e de acadêmicos de Direito da Faculdade Católica do Tocantins foi empreendido um mutirão que scaneou e inseriu junto ao sistema de processo virtual (e-Proc – Convênio com TRF4) cerca de 1400 feitos, que se somam aos 1700 que já haviam sido impetrados virtualmente.

Com a digitalização do último processo, realizada de forma simbólica pela Presidente do TJTO, Desembargadora Jacqueline Adorno, a Vara passa a operar apenas na forma digital, o que vai agilizar e facilitar a tramitação processual. Ela parabenizou o Juiz Luiz Otávio de Queiroz Fraz e toda sua equipe pela conquista. “Uma prestação jurisdicional mais rápida, segura e célere, sem sobrecarregar servidores e magistrados. Com essa iniciativa fecho com chave de ouro minha gestão e orgulhosa de ter participado deste momento. Parabéns a todos os envolvidos nessa revolução cultural para a prestação jurisdicional”. Ela fez questão de destacar também a parceria da  Ordem dos Advogados na virtualização de processos.

Para o Promotor de Justiça Francisco Rodrigues de Souza Filho aquele momento foi histórico para a prestação jurisdicional. O Advogado Guilherme Trindade afirmou que “o Fórum, agora, está dentro do computador de quem tiver Internet”.

Consultado pela equipe de cerimonial do Fórum da Comarca de Palmas, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) relatou não ter registro de nenhum outro cartório judicial do Brasil totalmente virtualizado.

Para a realização do mutirão, a 2ª Vara Cível de Palmas contou com apoio do 22º Batalhão de Exército, que disponibilizou profissionais especializados em digitalização, além do Tribunal de Justiça, com sua equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação. Também auxiliaram, acadêmicos da Faculdade Católica. Para a estudante do 8º período do curso de Direito da Faculdade Católica do Tocantins, Jandra de Paula, a participação no mutirão foi essencial para elevar seus conhecimentos. “Essa oportunidade foi extremamente importante para meus estudos. Participamos de um verdadeiro laboratório, manipulando processos físicos e digitais, além do enriquecimento de meus conhecimentos com as aulas que o Dr. Luiz Otávio ministra para nós”, disse a acadêmica. (Texto e Fotos – Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Tocantins)

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day