jun

Acadêmicos do curso de Direito da Católica participam de Júri Simulado

O caso simulado foi de um processo criminal, da 1ª vara criminal da Comarca de Palmas que aconteceu em 2005, no qual foram julgados dois réus, em novembro de 2007, sob acusação de terem cometido homicídio qualificado impossibilitar a defesa da vítima, em um crime que aconteceu no parque Cesamar, em Palmas.

O Júri Simulado faz parte do Projeto “Praticando o Judiciário”, e proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de se colocarem nos papéis de juiz, promotor, oficial de justiça, escrivão, testemunhas, policiais, jurados e advogados.

Segundo o professor Mauricio Ughini “esse trabalho é tido como o mais relevante trabalho feito extraclasse. É um trabalho extraordinário, diferente, sob a minha organização, mas com a colaboração do coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, professor Guilherme, que não mediu esforços para nos ajudar, pedindo a sala do Tribunal do Júri do Fórum Central. O objetivo central do Júri Simulado é aproximar os alunos da realidade do trabalho profissional, ou seja, os estudantes representam ali o magistrado a promotoria, a defesa dos réus, os oficiais de justiça, os policiais, os escrivães, todos os personagens de um Júri. Esse trabalho faz com que os acadêmicos utilizem o conhecimento teórico que eles adquiriram nas disciplinas de Direito Penal e Processo Penal durante a graduação e principalmente da prática jurídica penal”, destacou o professor.

A sentença desse Júri Simulado foi a condenação dos réus pela prática do crime.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes