Acadêmicos de Zootecnia fazem teste de qualidade em carnes

Alunos do 3° período do curso de Zootecnia da Católica do Tocantins desenvolveram análises para avaliação de atributos de qualidade em três diferentes tipos de carnes: bovina, frango e peixe. A aula, ministrada pela Professora Silmara Sakamoto, contou com a presença do pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Leandro Kanamaru, que acompanhou a realização dos testes, mostrando aos estudantes a importância e a interpretação dos resultados. “O conhecimento sobre alguns dos principais atributos de qualidade da carne, como, por exemplo, o pH, a cor e  a textura podem ser obtidos por meio de análises laboratoriais utilizando equipamentos específicos e treinamento adequado”, explicou o pesquisador. O pesquisador contou que os consumidores, geralmente, analisam os produtos cárneos baseando-se em avaliações visuais e olfativas que estão associadas a uma boa aparência, maciez e suculência. “No laboratório, é possível transformar essas percepções em números, fornecendo informações importantes para a caracterização do produto alimentício”, concluiu Leandro.

Para os acadêmicos que participaram da aula, essa experiência foi bastante proveitosa e importante para a formação. “Gostei muito da aula, pois tivemos a oportunidade de aplicar no laboratório alguns conhecimentos adquiridos na sala de aula, e também conhecemos equipamentos e técnicas utilizados para verificar alguns parâmetros de qualidade da carne”, contou Cícero Roberto.

14 maio 2024
UniCatólica contrata Assistente Administrativo