maio

Acadêmicos de Engenharia Civil visitam a empresa Supermix

Alunos do 5° Período do curso de Engenharia Civil da Católica do Tocantins, participaram no último dia 28, de visita técnica na empresa Supermix, em Palmas. A visita faz parte do calendário de aulas da disciplina Materiais de Construção, ministrada pelo professor Mestre Fernando Fernandes.

Na visita, os estudantes conheceram o controle tecnológico do concreto produzido pela empresa, o fenômeno de exsudação e os ensaios de Slump Test realizado na aceitação do concreto antes da concretagem. Também foi entregue a premiação do “I Campeonato de Resistência a Compressão de Corpos de Prova”. Os alunos foram divididos em grupos, cada grupo teve que formular um traço de concreto, produzir o traço no laboratório e acompanhar a cura. O primeiro lugar ficou com os grupos que alcançaram 71,66 Mpa, e o segundo lugar com 37,24 Mpa.

No dia, 27, foi executada na empresa o rompimento dos corpos de provas com uma prensa hidráulica para avaliar a resistência a compressão. De acordo com gerente da Supermix, Ricardo Basto, o campeonato fecha uma parceria importante entre a universidade e o setor de concreto, que sempre precisa de inovação e da pesquisa.

De acordo o Professor Fernando Fernandes, o resultado foi excelente, pois todos os discentes estavam envolvidos na busca do melhor resultado. “Neste semestre a disciplina teve aproximadamente 70% dos encontros com aulas em laboratório e visitas técnicas, uma relação entre prática e sala de aula”, citou o professor.

Para a acadêmica Christina Viana, o evento foi um momento importante em sua trajetória acadêmica.”Durante a preparação do corpo de prova apliquei todos os conhecimentos adquiridos em sala para buscar o melhor concreto com as propriedades para tentar ganhar”, falou a estudante.

Na oportunidade o vice-diretor financeiro, Rudinei Spada, convidado para entregar a premiação, comentou sobre a importância do campeonato, onde garante o envolvimento do discente na pesquisa e parabenizou a iniciativa.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes