2025
abr
01
Foto: Marcelo Les/Comunicação DPE-TO
Curso

Acadêmicos de Direito visitam a Defensoria Pública

Na última sexta-feira (28), acadêmicos do 3º e 5º período do curso de Direito do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) participaram de uma visita à sede de atendimentos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas.

Os estudantes foram recepcionados pelo defensor público-geral, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, e tiveram a oportunidade de conhecer outros membros da Defensoria, incluindo a coordenadora da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), Fabiana Razera Gonçalves, o coordenador do Núcleo de Mediação e Conciliação (Numecon) de Palmas, Daniel Silva Gezoni, e a defensora pública de Classe Especial, Maria do Carmo. Durante a visita, os coordenadores realizaram uma apresentação sobre processos civis e a relevância das soluções consensuais no sistema jurídico, enfatizando o papel da Defensoria na mediação de conflitos.

Foto: Marcelo Les/Comunicação DPE-TO

Além disso, os acadêmicos conheceram as atividades do Numecon e do Gabinete relacionadas ao Juizado Especial, bem como o Centro de Atendimento e Acompanhamento (CAF) e a Classe Especial, onde aprofundaram seu entendimento sobre a atuação da Defensoria Pública nos tribunais superiores.

A atividade foi conduzida pela professora da disciplina de Processo Civil e Soluções Consensuais de Conflitos, Leideléia Carneiro Milhomen, que ressaltou a importância da experiência para a formação acadêmica. “Os alunos estudaram sobre soluções consensuais de conflitos e, ao visitarem a Defensoria Pública do Estado do Tocantins, puderam conhecer a aplicação prática do assunto. Aprenderam sobre vivências reais dos mediadores e conciliadores, o que fortalece a associação entre teoria e prática.”

Foto: Marcelo Les/Comunicação DPE-TO

Para o acadêmico do 5º período, Nilson Junior Quintino Bernardo, a visita proporcionou um melhor entendimento sobre audiências de conciliação e mediação, além do funcionamento da instituição. “Eu creio que ajuda bastante os estudantes que têm interesse em fazer concurso e seguir a carreira judiciária, pois ali a gente teve uma pequena experiência que ajuda a abrir novos horizontes, até para estágio e para buscar aprender mais sobre a instituição”, compartilhou o discente.

Publicado por Lorenna Costa

Notícias Recentes

04 abril 2025
Mentoria do Desafio X orienta estudantes em seus projetos
02 abril 2025
NAC promove ações que fortalecem a cultura no UniCatólica
28 março 2025
UniCatólica oferece atendimento gratuito para declaração do IRPF