2017
abr
07
Geral

Acadêmicos de Direito realizaram debate sobre vínculo empregatício do UBER

Estudantes do 8º período do curso de Direito realizaram na manhã de hoje, 07 de abril, o debate com o tema “Uberismo – Há ou não vínculo empregatício?”. Foram formados dois grupos, um contra e o outro a favor do vínculo empregatício do Uber.

Segundo o professor Leonardo Navarro, os acadêmicos produziram todo o trabalho proposto, desde a organização do tema. “A ideia aqui não é demostrar o que está certo ou o que está errado e sim trazer a discussão jurídica para o campo da realidade”, disse o professor.

Os dois grupos apresentaram o funcionamento do Uber, e os requisitos para a formação do vínculo empregatício de acordo com a CLT que são os seguintes: trabalho desenvolvido por pessoa física, pessoalidade, não eventualidade, onerosidade e subordinação.

O primeiro defendeu a existência do vínculo empregatício, pois o Uber apresenta todos os requisitos que o caracteriza de acordo com a CLT. “A nossa preocupação é firmar a existência desse vínculo e se equiparar, trazer uma firmeza naquilo que a pessoa que está trabalhando não se sinta um mero instrumento”, explanou o acadêmico Dourivan Noleto.

De acordo com o segundo grupo não existe subordinação, um dos requisitos para a formação do vínculo. “O serviço que a empresa Uber desenvolve é tecnologia, e não o serviço de transporte, não tem uma ligação direta com a razão social da empresa para que haja a subordinação”, explicou Mariana Moraes, propondo que faça uma nova legislação voltada para o Uber, assim como já existe para os taxistas.

Ao final do debate, a defesa contra o vínculo empregatício do Uber venceu por quatro votos a três.

O evento fez parte do sistema de avaliação da aprendizagem da disciplina Direito Coletivo do Trabalho, ministrada pelo professor Leonardo Navarro, que finalizou o debate parabenizado todos os participantes pelo evento e aprovando a metodologia utilizada. “Vamos continuar esse método de gerar discussões e trazer para a sociedade refletir sobre esse tipo de tema”, finalizou Leonardo.


Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos