Acadêmicos de Direito participam de audiências de Conciliação

Alunos do curso de Direito da Faculdade Católica do Tocantins participaram recentemente de 18 audiências de conciliação, no Fórum de Palmas. Durante as conciliações, os futuros advogados atuaram de foram ativa, sendo conciliadores, escrivães, auxiliares, pregoeiros, sob a supervisão dos docentes da Católica e conduzidos pelo juiz de Direito da 1ª Vara Cível, Luiz Astolfo.

O coordenadordo Núcleo de Praticas Jurídicas (NPJ) da Católica, Antônio Cesar Mello, ressaltou que os resultados foram positivos. “Um dos processos teve acordo durante a audiência e outros demonstraram grandes possibilidades para acordo entre as partes no curso do processo”, explicou. Além dos resultados satisfatórios, Mello enfatizou que a participação dos acadêmicos é de suma importância para a formação deles. “Vivenciar a pratica é um meio primordial de aperfeiçoamento profissional”, destacou o coordenador do NPJ.

Além disso, a Conciliação é um dos mecanismos utilizados pela Justiça para desafogar o próprio Judiciário. “Os nossos alunos auxiliaram na prática a conciliação, que é um dos meios de solução de conflitos”, afirmou Mello.

O Juiz  Luiz Astolfo, durante as audiências, manifestou  o interesse em realizar uma nova edição do Projeto Praticando o Judiciário na realização de mutirões de conciliação para o segundo semestre, neste ano.

PROJETO PACIFICAR

Outra ação desenvolvida simultaneamente com as audiências deconciliação foi o Pacificar Itinerante.  Desta vez, a ação ocorreu na Casa de Maria.

O professor da Católica e advogado Leonardo Navarro Aquilino realizou, durante um dia inteiro, consultoria jurídica. Um total de 14 atendimentos, a maioria na área trabalhista e previdenciária.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes