2016
nov
23
Geral

Acadêmicos de Arquitetura realizam intervenção artística

Acadêmicos do primeiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica do Tocantins realizaram no último sábado, dia 19, uma intervenção artística em tributo ao arquiteto e urbanista suíço Le Corbusier. Os estudantes, de forma descontraída, trabalharam um painel em pintura acrílica sobre parede texturizada. A intervenção foi orientada pela professora Luara Aquino.

Segundo a professora, a intervenção artística buscou relacionar as atividades do curso de Arquitetura e Urbanismo com habilidades e competências adquiridas nas disciplinas e o fazer prático. “São elementos e instrumentos que causam uma mudança no ambiente da comunidade acadêmica. O futuro arquiteto lidará com uma diversidade de processos que constitui formas de expressão seja em projetos arquitetônicos em nível institucional, residencial e outros que lhe proporcionará oportunidade de demonstrar sua capacidade estética. Nós somos mediadores de processos contribuindo para que os talentos sejam manifestados”, citou Luara.

A coordenadora do curso Vanessa Cassol, explicou que essas atividades fazem com que os acadêmicos sejam protagonistas durante o curso. “A interação dos nossos acadêmicos e o sentimento de pertença com a Católica acontece desde o primeiro período, eles são os protagonistas de suas histórias e incentivamos ao máximo para que potencializem suas aptidões para a Arquitetura e Urbanismo. A disciplina de Desenho de Expressão e Observação, que trata das habilidades artísticas dos acadêmicos, é a destaque no início do curso”, afirmou Vanessa.

Le Corbusier

Charles Edouard Jeanneret-Gris foi um arquiteto e pintor franco-suiço que se tornou uma das figuras mais importantes da Arquitetura no século XX. Adotou o pseudônimo profissional “Le Corbusier” por causa do sobrenome de sua avó materna. Teve grande influência para a formação da geração modernista de arquitetos brasileiros.

Le Corbusier desenvolveu extensa atividade acadêmica e teórica e publicou muitos artigos sobre seus estudos arquitetônicos. Admirador da Arquitetura da Grécia Antiga, estudou os usos da razão áurea e da sequência de Fibonacci.

Veio para o Brasil a convite de Lúcio Costa em 1936, para prestar consultoria no projeto do Palácio Gustavo Capanema. Suas ideias tiveram muitas influências sobre a equipe, que além de Lúcio Costa, tinha nomes como Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx. Ainda associado com Oscar Niemeyer, em 1949, Le Corbusier é escolhido como responsável pelo projeto da sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Como urbanista, propôs um novo arranjo urbano que se adequasse à vida moderna. É dele a ideia de criação de bairros-jardim, para as classes mais ricas. Como arquiteto, propôs a utilização de novos materiais, como o concreto armado. Le Corbusier morreu em 1978. Foi enterrado no túmulo que projetou para si mesmo. (Fonte: CAU/BR)

Publicado por Ana Claudia Richardelli

Notícias Recentes

13 dezembro 2024
Estudantes representarão o Tocantins no Campus Mobile
13 dezembro 2024
Fazendo Direitinho: 22ª edição leva solidariedade ao CMEI
12 dezembro 2024
UniCatólica renova prestigiado selo Great Place to Work (GPTW)