2018
maio
16
Geral

Acadêmicos de Arquitetura se manifestam sobre as calçadas

Fonte: CAU/TO

Cinco estudantes do curso de arquitetura e urbanismo da Católica do Tocantins estão fazendo um levantamento sobre as condições das calçadas em Palmas. A iniciativa partiu de uma disciplina em que os acadêmicos precisavam manifestar-se sobre algum tema relacionado à arquitetura e urbanismo na capital.

O grupo está fazendo um levantamento e colhendo informações com arquitetos e urbanistas sobre as situações das calçadas da cidade. “Escolhemos algo que está totalmente errado dentro da nossa capital – que é planejada -, que são as calçadas, que têm muita irregularidade. Estamos cobrando das autoridades que as calçadas, de fato, sejam construídas de forma acessível e corretas”, informou o acadêmico Elvis Eduardo Aguiar.

Os estudantes se manifestam através de um perfil no instagram, chamado @pesnasrua. Eles vão até o local em que a situação da calçada é degradante e colocam uma cruz vermelha escrita “aqui jaz uma calçada” acompanhada de um manequim que representa o pedestre em meio ao caos da calçada, segundo Elvis.

“Entendemos que hoje as redes sociais movimentam as pessoas, principalmente o Instagram, então criar um Instagram para expor o nosso movimento, foi a forma mais dinâmica que encontramos para que o projeto chegasse às pessoas e às autoridades”, disse Elvis.

O estudante também informou que o grupo se reuniu com a arquiteta, Joseísa Furtado, representante da Secretaria de Planejamento Urbano de Palmas, que questionada sobre a padronização e regularização das calçadas em Palmas, segundo ele, a iniciativa teve total apoio da prefeitura e há um projeto de lei sobre isso que ainda está na prefeitura, mas não foi aprovado.

O Conselheiro Federal do Tocantins, Matozalém Santana, recebeu o grupo e acredita que “esse projeto acadêmico traz um olhar muito importante para o urbanismo da nossa cidade, em especial ao que diz respeito às calçadas ou à inexistência delas. Palmas é uma cidade jovem, tem tudo para aprender com o passado e não repetir o erro cometido na construção de outras cidades. Nesse sentido, a abordagem dos alunos faz com que o poder público, a sociedade e os profissionais responsáveis sejam mais sensíveis e produzam cidades para pessoas, humanizar os espaços é a nova ordem urbana”, informou.

O grupo ainda irá se reunir com a Secretaria de Planejamento Urbano do Tocantins e todo esse projeto será apresentado em banca para professores e arquitetos.

 

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos