set
Geral

Acadêmicos de Engenharia Civil visitam obra do edifício mais alto do centro-oeste

Os acadêmicos do curso de Engenharia Civil visitaram a obra do Edifício Kingdom Park, em Goiânia – GO, no dia 21 de agosto. O edifício Kingdom Park será o edifício mais alto do centro-oeste, com altura prevista de 175 metros, o que o coloca também entre um dos mais altos do Brasil.

Os estudantes tiveram uma aula no canteiro de obras, ministrada pelo sócio-diretor da Colméia Projetos Estruturais, o engenheiro civil Leonardo Martins Caetano, e pelo engenheiro responsável técnico da obra, o engenheiro civil Hugo Alexandre.

Os aspectos técnicos, materiais e equipamentos abordados nessa visita foram: ensaios de túnel de vento em maquetes de edifícios dotadas de sensores específicos, análise de períodos de retorno de velocidade de vento, previsão e verificação da interação solo-estrutura, mensuração de recalque, estratégias de controle do calor de hidratação durante a concretagem (substituição de parte da água de amassamento por gelo), blocos estaqueados, paredes-cortina de contenção no subsolo, interferência de obras em edificações vizinhas, aspectos técnicos de elevadores exclusivos de fuga em caso de incêndio, estratégias de concretagem em obras de grande porte, logística de movimentação de cargas em obras de grande altura, entre outros aspectos.

O coordenador do curso, professor mestre Leonardo Pugliesi Furtado, acompanhou a visita e relata, “Fiquei impressionado pelo primor dos engenheiros na análise, planejamento e controle de riscos dessa obra. Tenho experiência na área de gerenciamento de riscos e posso garantir que a metodologia aplicada por eles segue os melhores padrões internacionais. Desde pequenas decisões, como separação de fornecedores que executam daqueles que avaliam-inspecionam atividades até aquelas mais importantes como as repetidas iterações de ensaios e estudos para verificação do comportamento estrutural do edifício. Há um grande esmero no sentido de se obter uma qualidade ímpar para o empreendimento. A percepção que tivemos é que nada foi presumido, tudo foi analisado, verificado e evidenciado com cálculos em laudos”.

O acadêmico Franklin Silva avalia que “como futuros profissionais a visita nos trouxe novas perspectivas de atuação no mercado” enquanto o acadêmico Silvan Diniz relata que foi “uma oportunidade única de visitar uma obra de tal magnitude no Brasil”.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes