set

Acadêmicos realizaram visita técnica em obra da Catedral de Palmas

Na tarde do dia 06 de setembro, os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária da Católica do Tocantins, matriculados nas disciplinas ministradas pelo professor mestre Alexon Dantas, realizaram visita técnica na obra da Catedral Divino Espírito Santo, localizada na praça dos Girassóis.

Inicialmente foram apresentados aos estudantes todos os projetos estruturais que estão sendo materializados e verificadas todas as disposições dos elementos estruturais, principalmente dos pilares. Posteriormente, os acadêmicos visualizaram em campo as armações de todos os pilares, onde tiveram noções dos diâmetros dos aços empregados (16 mm, 20 mm, entre outros), suas disposições, vinculações com os elementos de fundação e espaçamentos das armaduras. Também se verificou a disposição das formas, materiais empregados, condições de linearidade dos pilares em relação à locação proposta, entre outros.

Para Alexon a etapa em que a obra se encontra ajudou os estudantes que estão aprendendo a dimensionar pilares à flexo-compressão reta em concreto armado, por meio do Método do Pilar com Curvatura Aproximada. “A visita neste momento foi bastante propícia, pois a etapa atual das obras e serviços de engenharia envolve a preparação da armação, formas e posterior concretagem dos pilares do pavimento térreo da Catedral”, disse o professor.

A obra foi retomada efetivamente em novembro de 2015, e terá quase 6 mil m² em área construída. O prédio vai abrigar toda a sede administrativa da Arquidiocese (Cúria Metropolitana), além do salão paroquial, salas de catequese, batistério, entre outros ambientes.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes