Engenharia Civil realizou primeira mesa redonda

O curso de Engenharia Civil realizou ontem, 17 de abril, o primeiro debate da mesa redonda, com o tema “Novas Tecnologias do Concreto Usinado”. Durante o evento foram debatidos as novas práticas e tecnologias aplicadas em Palmas.

O evento contou com a participação dos profissionais: Roger Gomes, engenheiro civil; Diego Luís de Oliveira, engenheiro civil e de segurança do trabalho; Marcos Fiorante, arquiteto e urbanista; Mário Lopes, engenheiro civil; o engenheiro Mecânico e coordenador do curso de Engenharia Civil da Católica do Tocantins professor doutor Joel Zukowski Júnior e o professor mestre Fernando Fernandes, coordenador geral do evento.

A mesa redonda teve como objetivo fundamental a busca pela expansão e aprofundamento do conhecimento na área, oportunizado a vinda de profissionais de diversas empresas de engenharia para expor novas experiências e promover a renovação do conhecimento.

O coordenador do evento, mestre Fernando Fernandes, conduziu de maneira que os alunos interagissem com os profissionais. Os estudantes sanaram suas dúvidas fazendo perguntas aos componentes da mesa.

Com relação as condições do fornecimento de concreto, o engenheiro Mário Lopes destacou “ O que temos disponível hoje nas concretarias atende, o que não quer dizer que todas as nossas necessidades têm condição de ser atendidas”, falou Mário, esclarecendo a dificuldade de encontrar novas tecnologias no mercado.

Sobre novas tecnologias em concreto o engenheiro Roger Gomes explanou, “Em questão de tecnologia não é bem desenvolvida, precisamos melhorar bastante, mas vale a questão da demanda. Muitas vezes muda o processo construtivo por não ter determinado o tipo de produto disponível no mercado”, disse Roger.

O engenheiro Diego Luís, falou dos cuidados na execução da concretagem. Ressaltou ainda que não se deve ter tanta preocupação com aditivos e sim no dimensionamento do traço, buscando a maior precisão no canteiro de obra.

O Arquiteto Marcos Fiorante esclareceu algumas dúvidas dos acadêmicos sobre, revestimento de gesso, paredes internas de bloco de gesso, entre outras tecnologias usadas em sua construtora.

De acordo com os profissionais, somos privilegiados quando o assunto é agregado. O mercado hoje oferece bastante o concreto com seixo, encontrado em abundancia na região.

A segunda mesa redonda será realizada hoje, 18 de abril, com o tema: “Métodos de orçamento e planejamento em obras civis: paradigma para crescimento sustentável”.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes