Institucional
Vamos falar sobre ética e compliance?
Vamos falar sobre ética e compliance?
Duas palavras que envolvem conceitos importantes para uma atuação sustentável.
Compliance é uma pequena palavra com um significado profundo. O vocábulo tem origem do verbo ‘to comply’, do inglês, que se refere ao ato de cumprir algo. E não há como falarmos de ações de compliance sem pressupor um olhar ético. Essa dupla precisa andar junta para garantir que, de fato, a organização esteja com boas práticas de Compliance em andamento, bem como com uma gestão corporativa eficiente.
E o que é ética? Segundo o National Geographic Brasil, “ética” vem do grego ethos e significa caráter, comportamento e o seu estudo procura estabelecer “regras” do que é “bom” e do que é “mau”. A importância da ética está exatamente nesse saber o que é certo e o que é errado enquanto indivíduos e sociedade.
No âmbito corporativo, agir de forma ética é atuar de maneira comprometida aos regramentos e princípios institucionais, bem como observando aspectos relacionados a responsabilidade e prestação de contas.
As práticas de compliance estão inseridas nos modelos de gestão e na UBEC adota-se o modelo de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), com estrutura composta pela Assembleia Geral, Conselhos das Associadas, Fiscal e de Administração, Comitê executivo juntos aos Comitês de Apoio e à Diretoria–geral.
A Governança Corporativa é um dos dos pilares fundamentais da instituição; por isso, atua alinhada às práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) e aos dez princípios universais dos Direitos Humanos, do Trabalho, do Meio Ambiente e da Anticorrupção. Além disso, possui consonância com as principais diretrizes da Igreja, assim como os apelos do Pacto Educativo Global.
O Grupo UBEC impacta mais de 33 mil estudantes, com mais de 4 mil alunos beneficiados com bolsas de estudo, mais de 45 mil pessoas atendidas, gratuitamente, com serviços de saúde. Já são mais de 120 pesquisas científicas em andamento e mais de 75 projetos cofinanciados por agências de fomento.
O nosso modelo de Governança tem como escopo de atuação o Compromisso Integral, conceito que conecta-se com a missão sinodal da Igreja e estabelece profunda comunhão com as pessoas, sociedade e planeta.
Conheça mais sobre a estrutura da UBEC e nossa atuação pelo Brasil e mundo, clicando aqui para acessar o Relatório de Compromisso Integral do Grupo.
* Fonte: National Geographic Brasil e Relatório de Compromisso Integral da UBEC
Publicado por Luma Marinho