Institucional
Grupo UBEC premia professores por projetos de inovação
Diante dos desafios diários da docência, professores das Unidades de Missão do Grupo UBEC, Educação Básica e Ensino Superior, reinventaram-se, inovaram e fizeram a diferença na Educação. E, por suas iniciativas, foram premiados nos Prêmios Multiplica Práticas Inovadoras (MuPI).
Realizado anualmente, o MuPI, já na terceira edição na Educação Básica e na segunda no Ensino Superior, promove o desenvolvimento da aprendizagem ativa e o engajamento discente.
O objetivo é valorizar metodologias inovadoras que integrem ações criativas, favoreçam a autonomia e, ainda, estimulem o uso de diferentes tecnologias e abordagens interdisciplinares.
Premiação
- 1º Lugar: 1 viagem para participação na BETT Brasil 2025.
- 2º Lugar: 1 Echo Show 10.
- 3º Lugar: 1 Kindle de 11ª Geração.
Confira os vencedores dos MuPIs 2024:
1º lugar: Empreendendo na Prática: Protagonismo e Inovação no Ensino Superior – Lidiane dos Santos Silva – UniCatólica
O projeto foi pensado para incentivar estudantes do último ano dos cursos de Administração e Ciências Contábeis a criar e gerenciar suas próprias empresas, a fim de conectar teoria e prática, proporcionando a vivência real dos desafios do mercado, bem como fortalecendo o protagonismo estudantil por meio da abertura e gestão de empresas reais.
A ação não apenas estimulou o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, mas também fortaleceu a cultura do empreendedorismo e a capacidade de inovação, preparando os estudantes para a inserção no ambiente profissional.
A implementação da prática de criação e gestão de negócios reais no ambiente acadêmico demonstrou ser uma estratégia pedagógica inovadora e transformadora.
O projeto permitiu que os alunos vivenciassem o ciclo completo de um empreendimento, desde a concepção da ideia até a execução e avaliação dos resultados.
2º lugar: Jogos para Prevenir o Abuso Sexual entre Crianças e Adolescentes – Rodrigo Cristiano Alves – Unileste
O projeto foi criado com o objetivo de conscientizar, prevenir e contribuir de maneira significativa no combate ao abuso sexual infantil. Os estudantes dos cursos de Psicologia e Publicidade e Propaganda desenvolveram uma versão inovadora de jogos educativos.
Foram criados jogos de cartas, memória e tabuleiro, de forma lúdica e criativa, com linguagem adequada ao público para gerar identificação e melhor compreensão.
Além de trazer luz a um tema delicado, os jogos também foram cuidadosamente adaptados para atender às necessidades especiais das crianças com autismo.
Os jogos foram disponibilizados para uso em projetos de extensão e estágios realizados pelos estudantes em instituições de Educação Básica.
3º lugar: Arte e Movimento: Explorando Músculos com Body Painting – Isabela Almeida Viana Ramos – UCB
O projeto teve por objetivo demonstrar como a prática de body painting, aplicada ao ensino da anatomia, permitiu que os alunos visualizassem e sentissem as estruturas musculares em seus próprios corpos.
Além disso, a abordagem valorizou o protagonismo estudantil ao incentivar a participação ativa e colaborativa, em que os alunos não só observam, mas também se tornavam “modelos vivos”, facilitando a retenção e a compreensão do conteúdo.
Os alunos demonstraram compreensão mais aprofundada da origem, inserção e função dos músculos com a técnica. A visualização e aplicação direta dos conceitos facilitou a assimilação dos conteúdos e a conexão entre teoria e prática.
A participação ativa dos alunos e a qualidade das discussões durante as aulas evidenciaram um entendimento mais profundo dos conceitos anatômicos.
Publicado por Luma Marinho