out

UniCatólica promove roda conversa sobre saúde mental e ensino

Na manhã desta quinta-feira, 25, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) reuniu diretores de escolas públicas e privadas de Palmas para uma roda de conversa sobre saúde mental e ensino. O encontro teve início com um café da manhã de boas-vindas e foi marcado por diálogos sobre o papel das escolas na promoção da saúde mental entre alunos, professores e toda a comunidade escolar. Estiveram presentes no momento as principais lideranças acadêmicas do UniCatólica: a professora, Dra. Andrea Borim; a Pró-Reitora Acadêmica, Ma. Mariana Lacerda Barboza e o capelão da instituição, Pe. Márcio Ferdinando.

A palestra abordou temas essenciais relacionados à saúde mental, tais como estresse, ansiedade e transtornos mentais. Em sua fala inicial, o coordenador do curso de psicologia, professor Me. César Gustavo Moraes Ramos, dividiu o tema em diferentes níveis de impacto: desde o sofrimento leve e moderado até transtornos mentais de maior impacto e discutiu estratégias de enfrentamento dentro do ambiente escolar. O professor destacou ainda a importância de resgatar os fenômenos estruturantes do mal-estar social e incentivou a construção de um ambiente escolar acolhedor, sem estigmas e aberto ao diálogo. “Neste evento, tivemos a oportunidade de conversar sobre saúde mental na escola, entendendo a escola uma comunidade que envolve professores, gestores e alunos. Essa conversa foi importante para pensarmos em como construímos ambientes saudáveis dentro desse espaço, apesar de todas as dificuldades. Além disso, discutimos o papel do nosso curso de psicologia, por meio de estágios e projetos de extensão em escolas estaduais, sobre o impacto positivo dessas atividades”, explicou o professor César.

A reitora Dra. Andrea Borim ressaltou ainda a importância de eventos como este para fortalecer a rede de apoio e diálogo sobre saúde mental nas escolas. “Discutir saúde mental é essencial para construirmos ambientes de aprendizado saudáveis e inclusivos, capazes de acolher as dificuldades e desafios que surgem no dia a dia escolar. Essa roda de conversa estreita os laços entre nossa instituição e as escolas, promovendo uma troca de experiências que nos permite fortalecer nossas práticas e estabelecer um ambiente acolhedor e colaborativo para nossos jovens. A saúde mental precisa estar na base do planejamento estratégico escolar, pois é um pilar fundamental para o desenvolvimento pleno dos estudantes e da comunidade escolar como um todo”, destacou.

Política Nacional e Saúde Mental Escolar

O evento abordou ainda a Lei 14.819/2024, que estabelece a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares e enfatizou a importância da articulação entre o Programa Saúde na Escola e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Ao final, os diretores e representantes das escolas presentes compartilharam experiências e discutiram ideias para implementar um suporte ainda mais robusto às questões de saúde mental no ambiente escolar e depois fizeram um tour guiado no CUIDAR – Centro Integrado de Atendimento a comunidade.

Esse encontro representa um marco na integração entre a instituição de ensino superior e as escolas da região, oferecendo uma base para o desenvolvimento de parcerias e projetos conjuntos que priorizem o bem-estar e o desenvolvimento psicológico de todos os envolvidos no contexto educacional.

Publicado por Luma Marinho

25 outubro 2024
Fazenda Escola promove Dia de Campo aberto ao público
21 outubro 2024