2016
ago
04
Geral

Acadêmicos aprendem sobre Mediação e Conciliação com palestra de Defensor Público

Estudantes de Direito da Católica do Tocantins aprenderam um pouco mais sobre Mediação e Conciliação, na manhã de terça-feira, 2, na sala do Tribunal do Júri. Eles assistiram à palestra do defensor público lotado nas varas de Família e Sucessões de Palmas, Leonardo Coelho, com o tema “Conciliação e Mediação no Direito de Família”. O público alvo foi formado por acadêmicos que estavam iniciando as disciplinas de práticas jurídicas.

Na ocasião, ele falou sobre as principais diferenças desses importantes instrumentos de resolução de conflitos e a importância deles para a sociedade, mostrando o trabalho desenvolvido na DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Além disso, ele comentou sobre as leis criadas para reforçar o papel do mediador: a Lei de Mediação, que entrou em vigor em dezembro passado, e o Novo Código do Processo Civil, que entrou em vigor no mês de março deste ano.

Ele aproveitou também para destacar a relevância do trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins através do Numecon – Núcleo de Mediação e Conciliação. “Esse princípio é o grande norteador do Novo Código de processo Civil, que determina o maior incentivo possível para que as partes possam resolver os seus conflitos extrajudicialmente. A nossa participação nesta aula inaugural se deu para mostrar como é a nossa prática e experiência e, especialmente, para fomentar a experiência da consensualidade, através dos métodos de Mediação e Conciliação para a resolução de conflitos, métodos esses que a Defensoria Pública do Tocantins é vanguardista, pois temos Núcleos de Conciliação e Mediação espalhados por todo Estado, colocando em prática as inovações determinadas pelo Novo Código de Processo Civil”, descreve.

De acordo com o Defensor Público, a palestra foi muito importante para contribuir com a formação pacificadora dos estudantes. “A palestra foi muito importante para aproximar a Defensoria Pública do meio acadêmico, dos estudantes de Direito, formando uma cultura defensorial não só na sociedade, que é usuária do nosso serviço, mas também uma cultura de defesa, dos princípios que regem a Defensoria Pública, na formação dos acadêmicos de Direito”, ressalta.

Núcleo
Os Núcleos Especializados de Mediação e Conciliação, instalados em nove Diretorias Regionais, têm por finalidade promover a solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses. O NUMECON é o responsável pela sistematização de toda a política de conciliação e da mediação no âmbito da Defensoria Pública.

Tanto a Mediação quanto a Conciliação pressupõem a intervenção de uma terceira pessoa. Na mediação, esta pessoa tem a missão de esclarecer as partes, para que as mesmas consigam a solução da pendência. Na Conciliação, pelo contrário, o conciliador se encarrega, não apenas de orientar as partes, mas, ainda, de sugerir-lhes o melhor desfecho para o conflito.

Evento
A palestra integrou a programação da 4ª Semana Inaugural do NPJ, que tem como objetivo reunir profissionais do Direito para discutirem sobre temas atuais da profissão e mercado de trabalho. O evento é realizado pelo NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas e acontece de 1º a 05 de agosto.

Fonte: Ascom DPE-TO

Foto : Loise Maria

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos