Estudantes são premiados em Competição de Pontes de Palitos

A Escola Politécnica do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) reuniu na Unidade I os acadêmicos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, nos dias 10 e 11 de junho, para apresentar os resultados de seus trabalhos na  1ª competição de Pontes de Palitos de Madeira de Picolé.

Aproximadamente 100 estudantes divididos em 20 grupos participaram da competição que visou a construção e teste de carga de uma ponte construída utilizando apenas palitos de picolé e cola, conforme especificado no regulamento do concurso. As construções deviam ser capazes de vencer um vão livre de 100 cm, além de atender a função básica de uma ponte: a de transpor um ou mais obstáculos, para que algo ou alguém consiga se locomover de um ponto a outro, apresentando ao mesmo tempo resistência estrutural para suportar seu próprio peso e as eventuais sobrecargas, bem como atender critérios estéticos de uma Obra de Arte Especial (OAE).

Estudantes atentos na 1ª competição de Ponte de Palito de Picolé

Para o professor Me. Adalberto de Oliveira Junior a competição foi uma oportunidade de os estudantes aplicarem na prática conhecimentos que adquiriram em sala de aula. Principalmente, relativo aos projetos estruturais e ao cuidado na construção dessas pontes. “Uma coisa muito legal que observamos é que, durante o processo da construção das pontes e na competição, os estudantes estavam muito animados, todo aquele ar de competitividade, mas também de muita parceria, eles estavam muito motivados e a prova disso é que já pediram a próxima edição.”, declarou animado.

O objetivo da competição foi aplicar os conhecimentos básicos de:
– Mecânica, Resistência dos Materiais e Teoria das Estruturas para resolver problemas relativos a Estruturas;
– Projetar sistemas estruturais simples;
– Colocar em prática o que é estudado e abordado nas disciplinas relativas a Estruturas;
– Estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade.

Os acadêmicos tiveram ainda a liberdade criativa para escolher o design, como pontes aporticadas, treliçadas ou estaiadas, por exemplo. Ao final, todas as pontes foram levadas à ruína, por meio de um ensaio destrutivo, tendo a vencedora suportado 100kg.

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo: Kauê Alves, Daniel Aires, Guylherme Veloso e José Serafin, os Aechténicos, foram os grandes vencedores da competição

“Foi uma experiência muito boa participar dessa competição de ponte de palito, deu bastante trabalho construir tudo, mas valeu a pena e os resultados foram muito proveitosos. Além disso, foi um momento que abriu portas para poder conversar com os veteranos, com o pessoal dos outros cursos, então foi muito gostoso participar desse momento”, declarou Kauê Alves, integrante da equipe vencedora Archtécnicos .

A taxa de inscrição para cada grupo foi de R$50,00.  70% do valor arrecadado foi destinado para a premiação das equipes vencedoras. Esse compromisso com o reconhecimento do esforço e talento das equipes foi fundamental para incentivar a excelência e promover a competitividade saudável no evento. Do valor referente aos 70%, a premiação foi distribuída com a seguinte equidade para os vencedores, garantindo reconhecimento justo e motivador:

1º lugar – 50% do valor da premiação.
2º lugar – 30% do valor da premiação.
3º lugar – 20% do valor da premiação.

Os 30% restantes do valor arrecadado, foram destinado ao custeio da preparação e divulgação do evento e destinado às atléticas acadêmicas do UniCatólica envolvidas na organização, divulgação e preparação do evento.

Publicado por Luma Marinho

26 junho 2024