UniCatólica promove mesa redonda da campanha Faça Bonito

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatótica) promoveu, na última sexta-feira (17), um momento de reflexão coletiva sobre uma pauta que assombra as nossas crianças e os nossos adolescentes. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituído pela Lei nº 9.970/2000 para alertar, educar e informar a sociedade sobre os casos de violência infantil. A ação foi alinhada com a campanha nacional “Faça Bonito”, uma iniciativa que busca conscientizar sobre a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, mobilizando a sociedade na luta contra o abuso e exploração sexual.

Mesa redonda com membros do curso de Enfermagem do UniCatólica e equipe da Secretaria Municipal de Saúde

Segundo dados do Unicef, a cada 24 horas 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. Esse número pode ser ainda maior porque apenas 7, em cada 100 casos, são denunciados. 75% das vítimas são meninas e, em sua maioria, negras. Fazer bonito é assumir de fato e de verdade seu papel responsivo e combativo, observando com atenção para os comportamentos, as marcas e o olhar das crianças e dos adolescentes próximos. Para fazer bonito, é preciso estar atento aos detalhes, como forma de cuidado e acolhimento.

O padre Márcio Ferdinando, capelão da instituição e coordenador da Pastoralidade, destacou que a iniciativa está alinhada ao mote do Grupo UBEC para 2024, “Cuidar Gera Esperança”. “Fazer bonito é cuidar, adotando atitudes de acolhimento e proteção das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

O SAVIS também marcou presença e trouxe dados sobre atos de violência sexual em Palmas

Faça sua parte!

Denuncie casos e não seja conivente com essa triste realidade. Procure por Conselhos Tutelares; Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) ou até mesmo Delegacias Especializadas de Proteção à Criança e ao Adolescente próximas de sua região para descobrir como ajudar no combate a esse mal que assola nossa sociedade.

Publicado por Luma Marinho

26 junho 2024