2023
dez
01
Institucional

UniCatólica firma parceria na área da Psicologia com DPU-TO

No último dia 30 de novembro, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e a Defensoria Pública da União do Estado do Tocantins (DPU/Palmas), firmaram parceria para o projeto Plantão Psicológico. A iniciativa visa oferecer apoio psicológico às pessoas assistidas pela Defensoria Pública. O compromisso foi oficializado durante uma solenidade de assinatura de convênio entre as instituições.

A Defensoria Pública da União atende indivíduos cuja renda familiar não ultrapassa R$ 2.000,00, ou seja, são vulneráveis e hipervulneráveis. “Recebemos rotineiramente no setor de atendimento pessoas acometidas por doenças psicológicas, tais como: depressão, ansiedade generalizada, pânico, transtorno bipolar, entre outros. Além disso, é comum, durante o atendimento, as pessoas terem crises de choro e ansiedade ou mesmo se indisporem e ficarem nervosas com a narrativa dos fatos”, relata a assistente social e coordenadora do Setor de Atendimento e Serviço Social da DPU-TO, Arlete Cavalcante.

A equipe de colaboradores responsáveis, coordenação e estagiários do curso de Psicologia do UniCatólica que atuarão no plantão psicológico da DPU, poderão atender os assistidos da DPU de forma emergencial ou dar suporte, fazendo acompanhamento individual e/ou em grupo, visando contribuir no que for possível. “É muito difícil lidar diariamente com o sofrimento do próximo sem que isso lhe traga algum impacto emocional. Diante de tudo que foi exposto, a intenção é que esse projeto possa impactar positivamente todos os envolvidos na rotina da nossa unidade”, explica Arlete.

Na ocasião, estiveram presentes a reitora, Dra. Andrea Carla Alves Borim, a pró-reitora acadêmica, Ma. Mariana Lacerda Barboza Melo, o coordenador do curso de Psicologia, Me. César Gustavo Moraes Ramos, o defensor público-chefe da DPU-TO e docente do curso de Direito do UniCatólica, Dr. Igor de Andrade Barbosa, o presidente da OAB-TO, Dr. Gedeon Pitaluga, o Deputado Estadual, Professor Júnior GEO e o vice-prefeito de Itaguatins, Sr.Igor Neves.

O defensor público-chefe da DPU-TO, Dr. Igor de Andrade Barbosa, enfatizou em sua fala a satisfação com o projeto

Para o defensor público-chefe da DPU-TO, Dr. Igor de Andrade Barbosa, esse é um momento de muita satisfação e importância. “Nós teremos resultados surpreendentes no sentido da humanização, da personalização, da aproximação da Defensoria Pública e do UniCatólica à população mais carente que recorre aos nossos serviços. São pessoas muitas vezes traumatizadas, que sofrem, que passaram por privações terríveis. Então, o nosso atendimento em pleno século XXI não deve ser apenas jurídico, nós temos que observar o nosso assistido com olhos que enxergam e não com olhos que apenas veem”, declarou. O defensor público ainda apresentou números a respeito da saúde emocional e mental dos brasileiros para enfatizar a importância de iniciativas como essa, além de demonstrar desejo em expandir o projeto para outras defensorias.

Para o coordenador do curso de psicologia, Me. César Gustavo Moraes Ramos, o projeto beneficia toda a comunidade

O coordenador do curso de psicologia do UniCatólica, Me. César Gustavo Moraes Ramos, ressaltou que o projeto beneficia não só os estudantes, mas a comunidade como um todo. “Nós queremos contribuir cada vez mais pois nossa missão no UniCatólica é formar profissionais não só com suporte técnico, mas com suporte humanitário, com suporte da cidadania e da defesa dos direitos, sobretudo das pessoas mais vulnerabilizadas”, afirmou. A fala do docente foi reforçada pela pró-reitora acadêmica, Ma. Mariana Lacerda Barboza Melo. “Eu não tenho dúvidas de que seremos referência. Hoje celebramos o início de uma grande e importante parceria com a DPU, na certeza de que muitas outras serão firmadas.  É uma honra poder celebrar este convênio com a Defensoria Pública da União, oportunizando aos nossos acadêmicos e à comunidade uma valiosa experiência pautada na responsabilidade social e direitos humanos.

A reitora Dra. Andrea Carla Alves Borim se alegra com a parceria entre a DPU-TO e o UniCatólica

Finalizando a solenidade, a reitora Dra. Andrea Carla Alves Borim se emocionou ao falar sobre essa conquista para os acadêmicos e comunidade palmense. “Esse é o DNA da Católica, é estar junto da comunidade, é formar cidadãos de/e com valor, com conhecimento, e que tenham a vontade de transformar a comunidade onde nós vivemos”.

 

Publicado por Luma Marinho

Notícias Recentes

14 maio 2024
UniCatólica contrata Assistente Administrativo
13 maio 2024
UniCatólica divulga programação na Agrotins 2024
10 maio 2024
UniCatólica realiza entrega de donativos à Fazenda da Esperança