nov

UniCatólica realiza Jornada de Espiritualidade

No último sábado, 11 de setembro, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promoveu a Jornada de Espiritualidade, realizada no Laboratório de Ideias da Unidade I da instituição. O evento, conduzido pela Pastoralidade, explorou de maneira significativa o tema “Gratidão: a arte que gera vida”.

Segundo o capelão da instituição, Padre Márcio Ferdinando, essa iniciativa reflete os valores fundamentais do UniCatólica. Ele destaca:   “Somos uma instituição educacional católica, o que significa que nosso caráter é moldado por uma cosmovisão católica. Em nosso DNA está a Palavra que é Jesus e o evangelho da história, testemunhado por nossos fundadores. Todas as nossas ações visam promover o resgate do sentido da vida, a formação integral da pessoa humana e o aprofundamento dos valores cristãos, inspirados na mensagem de Jesus Cristo.”, afirmou o padre.

A abordagem sobre o exercício da gratidão proporcionou diversas reflexões, conforme partilhou Tamires Barreira dos Santos, Assistente Administrativo. “Acredito que para todos os participantes foi uma experiência profunda e significativa. Tivemos a oportunidade de fazermos um momento de reflexão, introspecção e de explorar e fortalecer a espiritualidade e a conexão pessoal com o transcendente, bem como recordar a importância de praticarmos a gratidão rememorando as nossas conquistas de 2023 e revendo o que precisamos melhorar e o que temos como meta para o próximo ano. É valoroso a IES dispor desse momento, pois é importante nutrir a nossa paz interior em ênfase a nossa saúde mental com o foco em nosso propósito de vida.”, concluiu.

Júlia Gomes de Menezes, estudante do curso de Enfermagem, também expressou uma experiência profundamente positiva durante a Jornada de Espiritualidade. “A jornada de Espiritualidade possibilitou uma reconexão comigo mesma. Percebi o quanto as bençãos em minha vida são grandiosas, e que esse momento de gratidão que o encontro me proporcionou, aumentou a confiança de que tenho uma vida valiosa a qual Deus me deu; que a forma como coloco as situações e âmbitos como prioridades refletem nesse resultado de leveza para com a vida. Nossa infância nos moldou e muitas alegrias e prazeres que tínhamos nessa época podem sim ser adaptados para nosso cotidiano. A riqueza da vida está nos detalhes. Essa foi a marca que a jornada de espiritualidade deixou em mim!”, relatou.

UniCatólica realiza Jornada de Espiritualidade

Durante o evento, foi realizado um momento de pintura de mandalas, uma expressão visual destinada a ilustrar a presença divina na vida dos colaboradores e dos estudantes. Essa atividade visou promover a sensibilidade e o desenvolvimento da espiritualidade, conforme explicado o capelão Márcio Ferdinando. “Nesta edição, abordamos a arte da gratidão como geradora de vida. Cultivar um coração grato nos permite superar a morte das desilusões e criar o espaço onde a vida pode florescer.”, compartilhou.

Publicado por Lorenna Costa

01 julho 2024