Curso
Curso de Zootecnia realiza IX Workshop de Ruminantes
Durante os dias 27 e 28 de outubro, o curso de Zootecnia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promoveu o IX Workshop de Ruminantes no auditório da Unidade II da Instituição.
Com o tema “Desafios e Oportunidades na Bovinocultura de Corte”, o evento contou com o apoio para a realização de empresas renomadas no ramo do agronegócio: Tortuga (DSM – Firmenich) e AGROJEM. Durante o evento, tivemos a honra de receber os palestrantes Elvys Daúde Paes, zootecnista e especialista em produção intensiva de bovinos de corte, também atuando como consultor técnico na DSM – Firmenich. No dia 27, Elvys abordou a temática da sustentabilidade na produção de bovinos de corte, com um foco especial na redução da transferência de metano em bovinos em confinamento.
Além disso, egressos do curso de Zootecnia do UniCatólica também participaram do ciclo de palestras. Alex Gonçalves Nunes, zootecnista com pós-graduação em Nutrição e Alimentação de Ruminantes pela Faculdade Associada de Uberaba (FAZU) e atual Coordenador de Confinamento da AGROJEM, abordou temas relacionados aos desafios do zootecnista em confinamento de bovinos de corte. Outro destaque foi a apresentação de Roberto Barros de Sousa, zootecnista e pós-graduando em inteligência artificial na UFV, que atua como Analista de Centro de Operações Integradas (COI) e Planejamento na AGROJEM, e compartilhou seu conhecimento sobre planejamento e análise de dados na produção intensiva de bovinos de corte.
O objetivo do workshop foi criar um espaço aberto para a discussão e aprendizado, focando nos desafios e oportunidades relacionados à indústria da bovinocultura de corte. O evento visou aprofundar a compreensão dos principais obstáculos que confrontam os criadores de gado de corte, proporcionando aos acadêmicos uma oportunidade de se aproximar das demandas reais do mercado e considerar a crescente necessidade de adoção de práticas sustentáveis e tecnologias inovadoras, conforme pontual a coordenadora do curso de Zootecnia, Professora Mestra Kedma Nayra. “Momentos como esse proporcionam aos estudantes das ciências agrárias e produtores rurais estabelecerem contatos, e desempenha um papel fundamental na formação dos acadêmicos, fornecendo lhes conhecimentos práticos da realidade do campo.”, destaca a coordenadora.
A acadêmica do oitavo período de Zootecnia, Geane de França Guedes, dividiu os seus aprendizados “Os dois dias de workshop, foram dias de muito conhecimento e aprendizado do dia a dia e desafios dos zootecnistas em confinamentos, juntamente com as tecnologias que são empregadas.”
O zootecnista Roberto Barros de Sousa compartilha como foi retornar à instituição onde se graduou, enfatizando a relevância de discutir como o planejamento e a análise de dados desempenham um papel crucial no desenvolvimento e crescimento das empresas no setor agropecuário. “Tomar decisões informadas com base em um planejamento bem elaborado e em análises de dados permite aprimorar a eficiência, reduzir custos e garantir a qualidade da carne produzida”, frisou o profissional. “Como egresso da instituição, compartilhar conhecimentos sobre esse tema, que agora é um dos mais discutidos no agronegócio, foi uma experiência gratificante. Como se costuma dizer, ‘os dados são o novo petróleo’, e sua importância na agricultura e pecuária é inegável”, concluiu Roberto.
Para Alex Gonçalves, voltar à UniCatólica como palestrante foi uma experiência gratificante. “Não tem nada melhor do que partilhar o que se sabe, e ainda mais sabendo que eu já estive na posição dos futuros colegas de profissão”, expressou o zootecnista, que também ressaltou a importância de discutir os desafios enfrentados no campo com os acadêmicos, destacando que a gestão de pessoas e a liderança são dois dos principais desafios encontrados no mercado. “Vejo que as empresas estão criando essa maturidade agora, sem sombra dúvida o profissional que se aperfeiçoar nesta questão vai conseguir posicionar melhor no mercado”, afirmou o egresso.
Publicado por Lorenna Costa