Outubro Rosa: Cuidados e prevenção do câncer de mama nos pets

O Outubro Rosa é conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao câncer de mama em seres humanos, mas essa doença também tem atingido os pets. A principal causa dos tumores nas mamas das cadelas e gatas tem sido o uso de anticoncepcionais, medicamentos à base de progesterona.

As faixas etárias para crescimento das neoplasias (tumores) nas glândulas mamárias variam entre 7 e 12 anos para cadelas e para gatas de 10 e 12 anos. Para a identificação precoce do tumor nas mamas do animal, o tutor tem um papel fundamental, realizando o acompanhamento veterinário do seu pet, como esclarece a médica veterinária da clínica Católica VET, do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), professora Doutora Karina Perehouskei Albuquerque Salgado. “Durante a consulta, a primeira forma de diagnóstico é a palpação, caso algum nódulo seja identificado são necessários outros exames complementares, como radiografia de tórax e a ultrassonografia, o tratamento inicial é cirúrgico. O material retirado é encaminhado à análise para distinguir se é um tumor benigno ou maligno”, explica Karina.

A melhor forma de prevenção para os casos se dá pela castração precoce por volta dos 12 meses de idade, já em casos de animais diagnosticados, cuidados serão necessários durante todo o tratamento, como ressalta a docente. “É importante lembrar que, no caso do tumor mamário, temos sempre a necessidade de investigar possíveis metástases, principalmente pulmonares, e isso se faz por meio de radiografias”, alertou a médica veterinária.

Câncer de próstata nos machos

Embora as incidências sejam menores, não são apenas as fêmeas que podem ser diagnosticadas com o câncer, existem casos também com os machos em tumores na próstata.

A maior ocorrência de alterações na próstata está relacionada à hiperplasia prostática benigna, associada principalmente ao envelhecimento e o fato de o animal não ser castrado. A médica veterinária explica como os tumores podem ser identificados. “As alterações em próstata podem ser diagnosticadas por meio de presença de sinais clínicos, a detecção de alterações na anatomia da glândula durante uma palpação retal ou por meio do exame radiográfico e ultrassonográfico”, disse Karina, acrescentando que em alguns casos podem ser utilizadas a avaliação citológica e histológica para se ter uma distinção das alterações.

Contudo é importante os tutores estarem sempre atentos aos seus animais, realizando consultas de check-up, mantendo suas vacinas em dia e, na identificação de algo suspeito, é fundamental levar imediatamente a um profissional da Medicina Veterinária.

Publicado por Kezia Noá

01 julho 2024