set

Núcleo Dialogus e Pastoral realizam ações de valorização da vida

Seguindo a programação da campanha “Sejamos Sóis: Façamos florescer a vida”, promovida em todo Grupo UBEC em alusão ao Setembro Amarelo, o Dialogus: Núcleo de Apoio Psicopedagógico de Inclusão e Diversidade e a Coordenação de Pastoralidade, em parceria com as coordenações de cursos e setores administrativos do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), realizaram durante o mês ações de valorização da vida voltadas aos estudantes, docentes e colaboradores.

E para encerrar com chave de ouro, nesta quarta-feira, 27, aconteceram as últimas oficinas com acadêmicos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, na Unidade 2. Conduzida pela psicopedagoga, Magna Souza, e pelo coordenador de Pastoralidade, professor Mestre Rafael Furtado, a iniciativa contou com um momento de reflexão sobre a vida e, com o apoio da OGN Ipê do Cerrado, por meio do fundador e estudante de Arquitetura e Urbanismo da Instituição, Pedro Augusto, os participantes realizaram ação de plantio de mudas de açaí, caju, pinha e outras espécies.

Segundo o coordenador de Pastoralidade, professor Mestre Rafael Furtado, as oficinas foram contributivas para que os participantes compreendam a necessidade de se abordar a temática. “Falar sobre a vida, em uma sociedade do estresse e do cansaço, é muito importante, principalmente com os jovens que, muitas vezes, não compreendem os diversos movimentos internos. Nesse sentido, no mês de setembro, buscamos organizar ações de valorização da vida, quer dizer, de consciência de que viver é expressão da arte de criar, recriar e encantar. Por isso, plantamos esperança e cuidamos para que ela floresça”, relatou o docente.

A psicopedagoga, Magna Souza, explicou a participação do Dialogus: Núcleo de Apoio Psicopedagógico de Inclusão e Diversidade na ação. “Temos o objetivo de apoiar e orientar os alunos nas questões pedagógicas e diversas do dia a dia no processo de ensino aprendizagem. Esses momentos de datas significativas para a comunidade acadêmica é uma oportunidade de estarmos mais próximos aos acadêmicos propiciando momentos de descontração e interação”, destacou Magna.

A experiência acadêmica e do colaborador

Aproveitando cada momento da ação, a estudante do sétimo período de Medicina Veterinária, Bianca Leite, compartilhou o seu ponto de vista sobre a realização de oficinas com a temática. “Considero que o evento foi um momento ímpar. Nós seres humanos estamos nos tornando máquinas, vivemos em ‘looping’, e essa monotonia tem tornado a humanidade doentia. Então, ter um momento/espaço aqui no UniCatólica para falar de uma pauta tão importante que é a saúde mental ligada ao valor da vida é crucial, aqui é nossa segunda casa, é a partir daqui que nossos sonhos começarão a se tornar realidade. Então saber que, além de um Centro Universitário, o UniCatolica é uma extensão de apoio, traz um sentimento de conforto muito grande, é muito bom ser escutado e entendido. E dessa ação quero levar para a minha vida a seguinte frase que foi mencionada: ‘Que sejamos luz na vida do outro’, a mudança começa dentro de nós”, avaliou a acadêmica.

Os colaboradores da Instituição também puderam desfrutar de um momento especial sobre a temática durante o #SextouComGP”, com a exibição do filme “O Violino do meu Pai”, no último dia 22 de setembro. Quem também teve uma perspectiva positiva sobre a ação foi a auxiliar de biblioteca, Larissa Bruna Pires Policarpo. Ela dá detalhes sobre ter acompanhado a iniciativa. “Participar de ações com a temática sobre o Setembro Amarelo é uma experiência significativa e benéfica para nós! Estar inteirado sobre saúde mental é fundamental, pois pode melhorar o bem-estar dos colaboradores, criando um ambiente de trabalho mais saudável e apoiar a prevenção ao suicídio, encorajando as pessoas a compartilharem as suas experiências e buscar apoio. Além disso, essa iniciativa demonstra o compromisso da Instituição com o cuidado e o apoio conosco e acredito que possa fortalecer as relações interpessoais e desenvolver habilidades de autocuidado e resiliência emocional, além do nosso desempenho no trabalho”, concluiu a colaboradora.

Publicado por Kezia Noá

01 julho 2024