set
Debate

Psicologia e NAC promovem Cine debate sobre Setembro Amarelo

O curso de Psicologia, em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica), promoveu na noite desta segunda-feira, 11 de setembro, o Cine debate com o tema “Setembro Amarelo”, no auditório da unidade I. Na ocasião foi reproduzido o filme: “A Baleia” que conta a história de Charlie (Brendan Fraser), um professor de inglês recluso, que vive com obesidade severa, luta contra um transtorno de compulsão alimentar e enfrenta um relacionamento fragilizado com sua filha, Ellie.

A idealizadora do Cine debate em alusão ao setembro amarelo, professora Mestra Daniela Fernandes, explanou sobre a importância e relevância de tratar sobre essa temática. “Considerando que uma das diretrizes para a prevenção ao suicídio é a comunicação acerca da temática de forma segura, desconstruindo tabus ainda existentes e desenvolvendo a reflexão em prol da valorização da vida. O filme ‘A Baleia’ foi escolhido por abordar temas sensíveis relacionados à saúde mental, questões sociais e à prevenção do suicídio. O enredo apresenta diversos fatores de risco ao suicídio, mas também os fatores de proteção, assim sendo, destaca-se a importância do ofertar apoio emocional e compreensão, promover a comunicação aberta, a importância dos comportamentos saudáveis, de procurar ajuda profissional, de dar suporte contínuo e quebrar o estigma”, completou.

A coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura, professora doutora Ana Carla de Lira Bottura, explicou que o Núcleo vem buscando, por meio de parcerias com os cursos da instituição, fomentar atividades de cunho artístico-culturais, sempre com a intenção de constituir espaços extraclasse para a discussão e reflexão de temáticas relevantes na formação do indivíduo. “Trazer para o CineArt a discussão da importância do autocuidado, entre tantas outras questões que podem ser trabalhadas com o filme ‘A Baleia’ é um dos meios através dos quais podemos sensibilizar os nossos estudantes nesse Setembro Amarelo. Foi um evento rico, de auditório cheio e com boas reflexões trazidas pelos presentes”, concluiu.

Para a estudante do segundo período do curso de Psicologia, Alana Carvalho da Silva, promover esses momentos de interação ajuda a desmitificar o preconceito que ainda é tão imposto pela sociedade, acerca da importância da saúde mental. “Eu acredito que os alunos absorvem mais conhecimento, debatendo uns com os outros e refletindo as demandas apresentadas. O Cine debate nos deu essa oportunidade! Saímos com os neurônios fervilhando com tantos detalhes importantes que nos mostram o quanto preservar a vida, promover a saúde, cuidar das nossas emoções e relações interpessoais, são indispensáveis para termos uma vida melhor. E o Setembro Amarelo é isso! É percebermos que tem momentos que precisamos deixar que cuidem de nós, e que a melhor saída é pedir ajuda”, explanou. Reforçou ainda que o curso de Psicologia do UniCatólica trabalha primordialmente com o acolhimento. “Estamos aqui para acolher quem precisar. Se você está sofrendo, peça ajuda! Tenho certeza de que não estará sozinho”, enfatizou a acadêmica.

Publicado por Rebeca Oliveira

01 julho 2024