Curso
Acadêmicos das Politécnicas participam de Seminário Integrador
Entre os dias 25 e 26 de agosto, sexta-feira e sábado, acadêmicos das Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil, Software, Produção e Elétrica e da segunda turma de pós-graduação em Saneamento Ambiental do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) estiveram reunidos para uma imersão no Seminário Integrador com o tema “Saneamento em pauta”.
O evento foi idealizado pelos coordenadores das Politécnicas e da especialização para aproximar os futuros e atuais profissionais das áreas e discutir a temática que vem ganhando espaço no mercado de trabalho, como explica o coordenador das Engenharias Civil, Elétrica e de Produção, professor Mestre João Carlos Sarri Júnior. “Hoje o Brasil passa pelo marco do saneamento e precisamos de profissionais capacitados para essa área. Então, decidimos realizar este Seminário para formar a segunda turma da pós-graduação de Saneamento do Unicatólica e proporcionar aos engenheiros, estudantes e egressos da Instituição conhecimento no que tange ao saneamento brasileiro”, enfatizou o docente.
O primeiro momento da noite de sexta-feira foi uma palestra com o tema “Panorama do Saneamento no Brasil, perspectivas e oportunidade” conduzida pelo Gerente Regional de Operações da BRK, Pedro Henrique Gobbo. O especialista destaca a pertinência de abordar o assunto no meio acadêmico. “O saneamento básico está diretamente relacionado com investimentos para promover a qualidade de vida da população. Existe uma engenharia por trás do saneamento que pode gerar crescimento de obras de sistema de água e de esgoto, por isso eu considero essa discussão muito importante. Nossa ideia não é somente uma palestra discursiva, mas trazer esse assunto que é uma pauta governamental atual, pois sabemos da carência e investimentos necessários”, disse Pedro Henrique.
A programação da noite ainda contou com uma mesa redonda e debate sobre a atuação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO), representado pelo Conselheiro e Vice-presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais do Tocantins (AMBTO), João Paulo Alves. Ele conta a contribuição do Conselho em eventos acadêmicos. “Participamos com o intuito de trazer informações da parte técnica dos profissionais, verificando se estão aptos para estar servindo a sociedade, principalmente sobre o saneamento que é muito necessário. É um bate-papo bem tranquilo, que compartilha o máximo de orientações que temos de experiência de campo para que os presentes possam ir assimilando e partir para a prática na parte profissional”, informou João Paulo.
O evento se estendeu durante a manhã do sábado com a palestra “O papel das agências reguladores no Saneamento”, intermediada pelo Presidente da Agência Reguladora de Porto Nacional, Fabrício Machado, e uma mesa redonda conduzida pela segunda turma da pós-graduação de Saneamento Ambiental do UniCatólica.
A perspectiva acadêmica
Quem esteve acompanhando o evento de perto e absorveu muito conhecimento, a partir do primeiro contato com o tema, foi o estudante do nono período de Engenharia Civil, Eliseu Alves de Abreu. Para ele, esse tipo de iniciativa contribui, de forma significativa, para a sua formação. “Fui informado sobre evento pelo coordenador do curso que, inclusive, me recomendou e eu creio que vai acrescentar tanto na minha vida acadêmica como também na minha vida pessoal e profissional. Grandes profissionais vieram ministrar palestras sobre o saneamento e o conhecimento adquirido vai ser de grande ajuda”, compartilhou o acadêmico.