Projeto de extensão de Pedagogia vai alfabetizar alunos da UMA

Estudantes e docentes do curso de Pedagogia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) deram o primeiro passo para execução do Projeto de extensão “UMA Estação Florescer”, iniciativa que trata da criação de um espaço de acolhimento e desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à alfabetização e ao letramento das pessoas idosas da Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O Projeto será dividido em turmas baseadas em três eixos: desenvolvimento da produção textual, cursinho para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e leitura e escrita digital. As aulas começam na primeira semana de abril com intermediação das estudantes do curso e supervisão do professor mestre André Raposo, da coordenadora do curso de Pedagogia, professora doutora Rachel Bernardes, e da professora doutora, Patrícia Ferreira Nomellini.

O professor mestre André Raposo explica como o projeto foi idealizado. “Neste semestre, no curso de Pedagogia do UniCatólica, os acadêmicos estão estudando um eixo que é a Educação Gerontológica. São aplicadas três partes, sendo a teoria, a pesquisa e a extensão. Na extensão, propomos este projeto de intervenção com os alunos da UMA, no lançamento conversamos com as pessoas idosas que o principal objetivo é desenvolver competências voltadas ao letramento, a escrita, a interpretação de textos e prepará-los ao Encceja”, relatou o professor.

A coordenadora da UMA, Neila Osório, enfatiza como o projeto vai beneficiar os acadêmicos. “A parceria da Universidade da Maturidade (UMA) com o UniCatólica vem para enriquecer o projeto, pois vai contribuir para alfabetização dessas pessoas que não tiveram oportunidade quando eram novos. Essa uma proposta inovadora que vai garantir ainda mais dignidade aos maduros”, disse Neila.

Publicado por Kezia Noá

26 abril 2024