2022
dez
12
Institucional

Pedagogia capacita pais no Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco

Buscando compreender melhor o papel da família no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes, o curso de Pedagogia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizou uma formação no Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco para as famílias que são beneficiárias dos projetos educacionais ali existentes.

A formação “O exercício da paternidade e maternidade: por um caminho de excelência familiar” foi organizada pelas acadêmicas do curso, com supervisão da coordenadora, professora mestra Rachel Bernardes, levando para comunidade seis temáticas, sendo elas: Saúde e desenvolvimento; Famílias intergeracionais; As cinco linguagens do amor; Direitos e deveres: pais e filhos; Orçamento familiar e, Sem mim, nada podeis fazer.

De acordo com a professora Rachel, a parceria surgiu a partir de uma demanda que a direção do Centro Juvenil Salesiano trouxe à Instituição, na tentativa de envolver as famílias dos educandos visando garantir uma formação integral. “Foi um momento gratificante de acolhida e aprendizagem. As acadêmicas de Pedagogia, que neste semestre tiveram a Andragogia como foco de estudos, organizaram toda a ação, desde a escolha dos palestrantes até a avaliação do projeto, e puderam vivenciar necessidades de desenvolvimento de competências profissionais relacionadas nos fazeres indiretos para com o aprendiz”, explanou.

Para o padre Antídio Andrade de Carvalho, representante do Centro Juvenil, o curso foi muito significativo e importante para a comunidade. “Foi uma formação onde fortalecemos as famílias para acolher e educar seus filhos, dentro das perspectivas da ciência, da pedagogia, da linguagem do amor, entre outros fatores. Foi uma parceria em que todos (criança, adolescente, família e a sociedade) saíram ganhando”.

O Curso

Iniciou em agosto de 2022 com encontros quinzenais, na sede do Centro Juvenil, localizada no setor Morada do Sol, em Palmas, com o objetivo de proporcionar aos pais, do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, lições e estratégias educacionais, por meio de palestras, para o desfrute de um ambiente familiar mais saudável, apresentando temas voltados aos pais e mães de forma ávida e responsável, apropriando-se de conhecimentos e estratégias que poderão ser úteis no dia a dia do lar. Todos os participantes serão certificados em uma formatura.

Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco

O Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco é um espaço socioeducativo que possibilita a formação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de ações planejadas. Toda ação educativa pastoral do Centro Juvenil tem como base o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Pedagogia Salesiana, baseada no carinho, amor e espiritualidade. Situado no setor Morada do Sol, em espaço amplo e adequado, são desenvolvidos projetos sociais nas áreas do esporte, apoio pedagógico, educação ambiental e inclusão digital, que são voltados ao atendimento de crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

Notícias Recentes

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente
24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum