dez

Pedagogia capacita pais no Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco

Buscando compreender melhor o papel da família no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes, o curso de Pedagogia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizou uma formação no Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco para as famílias que são beneficiárias dos projetos educacionais ali existentes.

A formação “O exercício da paternidade e maternidade: por um caminho de excelência familiar” foi organizada pelas acadêmicas do curso, com supervisão da coordenadora, professora mestra Rachel Bernardes, levando para comunidade seis temáticas, sendo elas: Saúde e desenvolvimento; Famílias intergeracionais; As cinco linguagens do amor; Direitos e deveres: pais e filhos; Orçamento familiar e, Sem mim, nada podeis fazer.

De acordo com a professora Rachel, a parceria surgiu a partir de uma demanda que a direção do Centro Juvenil Salesiano trouxe à Instituição, na tentativa de envolver as famílias dos educandos visando garantir uma formação integral. “Foi um momento gratificante de acolhida e aprendizagem. As acadêmicas de Pedagogia, que neste semestre tiveram a Andragogia como foco de estudos, organizaram toda a ação, desde a escolha dos palestrantes até a avaliação do projeto, e puderam vivenciar necessidades de desenvolvimento de competências profissionais relacionadas nos fazeres indiretos para com o aprendiz”, explanou.

Para o padre Antídio Andrade de Carvalho, representante do Centro Juvenil, o curso foi muito significativo e importante para a comunidade. “Foi uma formação onde fortalecemos as famílias para acolher e educar seus filhos, dentro das perspectivas da ciência, da pedagogia, da linguagem do amor, entre outros fatores. Foi uma parceria em que todos (criança, adolescente, família e a sociedade) saíram ganhando”.

O Curso

Iniciou em agosto de 2022 com encontros quinzenais, na sede do Centro Juvenil, localizada no setor Morada do Sol, em Palmas, com o objetivo de proporcionar aos pais, do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, lições e estratégias educacionais, por meio de palestras, para o desfrute de um ambiente familiar mais saudável, apresentando temas voltados aos pais e mães de forma ávida e responsável, apropriando-se de conhecimentos e estratégias que poderão ser úteis no dia a dia do lar. Todos os participantes serão certificados em uma formatura.

Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco

O Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco é um espaço socioeducativo que possibilita a formação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de ações planejadas. Toda ação educativa pastoral do Centro Juvenil tem como base o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Pedagogia Salesiana, baseada no carinho, amor e espiritualidade. Situado no setor Morada do Sol, em espaço amplo e adequado, são desenvolvidos projetos sociais nas áreas do esporte, apoio pedagógico, educação ambiental e inclusão digital, que são voltados ao atendimento de crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

25 abril 2024