2015
jun
09
Geral

Recursos hídricos e novo código florestal em debate no Siaga

Na última sexta-feira (05/06), alunos e profissionais da área de Gestão Ambiental se reuniram para discutir os impactos do novo código florestal no manejo dos recursos hídricos, durante o I Simpósio Ambiental da Gestão Ambiental (Siaga). O Simpósio foi organizado pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Católica do Tocantins e ocorreu no auditório da Odebrechet, ETA 6.

As palestras ficaram a cargo do diretor de recursos hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aldo Araujo de Azevedo e do Engenheiro da Odebretch/Saneatins, José Aldimiro Vieira Marques. O primeiro palestrante, Aldo Araujo de Azevedo, abordou a importância da gestão dos recursos hídricos do Tocantins. Já o segundo, José Aldimiro Vieira Marques, abordou os conflitos e desafios da Lei das Águas e o novo código florestal.

Ao fim do Simpósio, os dois convidados participaram de um debate sobre a implantação dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos do Tocantins, aliada aos instrumentos de gestão de áreas privadas previstos no Código Florestal, tais como a Área de Reserva Legal (ARL) e as Áreas de Preservação Permanente (APPs).

“O debate proporcionou à comunidade acadêmica a oportunidade de interlocução com gestores do setor público e privado, por meio do debate mais reduzido e favorável ao intercâmbio de experiências e aprendizado”, pontuou o mediador do debate, professor Mestre Thiago Bandeira.

Para a aluna de Gestão Ambiental, Letícia Santos, as questões abordadas no Siaga são essenciais para a gestão do meio ambiente.  “Antes do novo código florestal era preciso preservar 50 metros de nascente e mata ciliar, só que a nova legislação diminuiu de 50 para 15 metros, o que é muito pouco e impacta no meio ambiente e na vida de todos.”

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos