Arquitetura e Urbanismo apresenta três projetos para Lajeado

Durante a manhã desta quinta-feira, 30, os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizaram a apresentação final dos projetos “Mirante do Segredo” e “Parque Linear de Lajeado”, voltados às áreas do esporte e diversão, atendendo ao planejamento urbanístico e de infraestrutura da cidade de Lajeado.  Prestigiaram o momento o prefeito da cidade, Júnior Bandeira, o secretário de assistência social e de administração, Levi Lopes Gomes, o presidente da câmara e vereador, Antônio Carlos, e os demais vereadores do município.

Os trabalhos foram desenvolvidos durante todo o primeiro semestre de 2022, na disciplina de Arquitetura Dinâmica, ministrada pela professora doutoranda Fernanda Bandeira e é fruto também da parceria firmada entre a Prefeitura e o UniCatólica.

Os participantes foram recebidos pela docente Fernanda Bandeira que iniciou apresentando a proposta da disciplina e, em seguida, a coordenadora do curso Ludmila Normanha Benedetti destacou as oportunidades que vêm sendo geradas para a formação acadêmica. “Quero agradecer a parceria com a Prefeitura de Lajeado e dizer que tem sido uma oportunidade única para que os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCatólica possam desenvolver trabalhos baseados em demandas reais. Essa proximidade da prefeitura com a academia é fundamental e riquíssima em termos materiais, de conteúdos, problematização, possibilitando assim que os acadêmicos desenvolvam propostas ousadas, criativas e de acordo com realidade do nosso contexto regional”, ponderou a coordenadora.

Em sua fala, o prefeito de Lajeado agradeceu o desempenho da instituição em prol da cidade. “Nossa sincera gratidão, essa parceria é de grande importância para o município de Lajeado e nós já tínhamos conhecimento disso quando realizamos a primeira reunião com o reitor Gillianno Mazzetto e os docentes que nos acolheram muito bem, em tantas coisas vocês têm nos orientado, bem como nas decisões e planejamentos. Estamos nos preparando fortemente para a reformulação de um novo conceito urbanístico e vocês têm nos ajudado muito”, frisou o prefeito.

As experiências acadêmicas

A integrante do Projeto “Mirante do Segredo”, Erica Oliveira de Araújo, do nono período do curso deu detalhes do trabalho desenvolvido. “Nosso projeto tem o foco em atividades esportivas e de diversão. Fica localizado na entrada da cidade as margens da TO, os elementos que compõem o parque são: pavilhão, portal, ponto de ônibus, quiosque, banheiros públicos, apoio ao turista e mobiliários urbanos, trabalhando a efemeridade que era uma proposta da disciplina. Foi uma experiência única, elaborar um projeto real, para um cliente real. É de suma importância para minha formação acadêmica ter esse tipo experiência, uma vez que enfrentamos situações que acontecerão na nossa vida profissional”, disse a estudante.

Para a acadêmica Jéssica Lorena, também do nono período e integrante do Projeto “Parque Linear de Lajeado”, apesar dos desafios, a proposta acadêmica gera grandes experiências ao estudante. “Foi muito gratificante ter a oportunidade de participar de um projeto direcionado para o município de Lajeado, sem dúvidas, foi desafiador pela sua complexidade, trouxe uma bagagem enorme de conhecimento e prática do nosso curso. Ter o prefeito na apresentação, sem dúvidas, trouxe uma real seriedade para os projetos, certamente ficará marcado em minha memória como acadêmica, é uma honra contribuir para o município”, finalizou Jéssica.

Publicado por Kezia Noá

01 julho 2024