nov

Psicologia promove ação sobre saúde mental e física para idosos

Acadêmicos do curso de Psicologia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promoveram na tarde desta quarta-feira, 17, um momento bastante descontraído para os idosos beneficiários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá I do Aureny lll, em Palmas.

A iniciativa do “Projeto Corpomental” foi idealizada pelos estudantes do curso, acompanhadas pelos docentes e contou com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Saúde (Semus) da Capital.

Elisângela Silva Souza, estudante do curso de Psicologia da Instituição, explicou que a ação contou com dinâmicas e palestra sobre saúde mental e física. “O foco foi mostrar que através da atividade física é possível amenizar e combater a depressão, que nessa época de pandemia acabou tornando tudo mais difícil. O exercício e a boa alimentação ajudam na qualidade de vida e é isso que buscamos colocar em prática nesta tarde com eles.”

Os idosos participaram ainda de uma aula prática de exercícios físicos desenvolvidos especialmente para pessoas da terceira idade e ministrada pelo educador físico Wanio Braga.

A pedagoga e técnica de referência do serviço de convivência do Cras Karajá I, Elda de Sousa Santana, ressaltou a importância de parcerias para ações que beneficiam a comunidade. “Percebemos uma troca de experiências sempre muito válida e o fortalecimento do pertencimento na comunidade desse grupo de idosos. Uma via de mão dupla em que a universidade traz conhecimento e os idosos levam as experiências.”

Com informações da Prefeitura de Palmas

Fotos: Lia Mara/Prefeitura de Palmas