2021
nov
03
Evento

V Semana da Piscicultura acontece de 04 a 06 de novembro

Presente na maioria das cidades tocantinenses, a piscicultura tem se destacado na produção de peixes seja para comercialização, sustento ou lazer. Dados de um estudo realizado em 2018 pelo Censo da Piscicultura, e divulgados pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), afirmam que a atividade produz 14.328 toneladas de pescado por ano e está presente em 117 municípios do Estado, com 1.099 produtores em atividade.  

Ainda de acordo com o levantamento, o maior estado fornecedor de alevinos para os seus produtores é o Tocantins e as espécies mais cultivadas são o tambaqui com 48%, seguida dos peixes redondos 23,4%, caranha, 11,4% e o surubim/pintado 10,5%. E para ampliar a discussão e promover conhecimento acerca desta cadeia produtiva, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promove nos dias 04, 05 e 06 de novembro, a V Semana da Piscicultura gratuita a acadêmicos, docentes, profissionais da área e comunidade externa.

Com o tema: “Cenários, tendências e perspectivas: o peixe como destaque no Tocantins”, o evento acontecerá no formato híbrido, com palestras online, e um Dia de Campo e contará com a contribuição de pesquisadores da Embrapa, do Diretor-presidente da PeixeBR, Dr. Francisco Medeiros das Chagas, e do Gerente de Aquicultura da Adisseo, o zootecnista Thiago Ushizima, como explica o organizador, professor mestre Thiago Fontolan Tardivo. “O principal objetivo desse evento é trazer informações do setor a nível nacional e estadual no âmbito de produção e pesquisa. Com isso, fortalecemos as parcerias entre o UniCatólica e as instituições e levamos conhecimento aos nossos acadêmicos, produtores, técnicos e gestores”, disse.

A Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pesca e Aquicultura, Dra. Lícia Maria Lundstedt, pontua detalhes da sua participação no evento.  “Abordarei sobre a pesquisa e desenvolvimento na piscicultura, cenários e perspectivas, mas os demais temas relevantes para a piscicultura também serão discutidos, tais como infraestrutura, sistemas de produção, qualidade de água, boas práticas de manejo e nutrição e manejo alimentar, que são temáticas primordiais para o sucesso de um empreendimento aquícola”, ponderou destacando a relevância do evento para o compartilhamento de informações e conhecimento que contribuirão para a divulgação da piscicultura que é a atividade agropecuária que mais cresce no país.

Demais participações 

A Semana contará ainda com outros pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura, da PeixeBR e da Adisseo, entre eles, Ana Paula Oeda que concentrará sua participação na apresentação da subsistência dos peixes. “Vou falar um pouco da pesquisa e desenvolvimento na área de nutrição e alimentação de peixes, como ela evoluiu no Brasil e quais são seus desafios. O foco será os peixes nativos pirarucu e tambaqui. O tema é importante à medida que serão apresentados aos alunos os resultados do que temos desenvolvido e a própria área da nutrição e alimentação de peixes que ainda é relativamente jovem e carente de informações e técnicos”, conclui Ana Paula.

E para falar sobre os principais aspectos da produção de peixes em Sistemas de Recirculação Aquícola, conhecido como RAS, o Dr. Fabrício Rezende quem conduzirá a palestra. Segundo ele, o modelo difere da produção de peixes em tanques elevados, apesar de se utilizar a mesma estrutura. “Ocorre uma percepção muito equivocada de que produção em tanques elevados permite alta produtividade o que é um erro, isso só ocorre se o sistema de filtragem e bombeamento de água estiver bem dimensionado, o que muitas vezes não acontece. Então abordarei, nessa capacitação, todos os aspectos que tratam o sistema de dimensionamento, as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de infraestrutura e mostrar o principal ponto que é não confundir produção de peixes em tanques elevados e produção de peixes em Sistema RAS”, destacou o pesquisador.

Os interessados podem se inscrever pelo link: https://to.catolica.edu.br/portal/evento/v-semana-da-piscicultura/ 

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day
26 junho 2024
8ª edição do Agrárias Chef traz sabores dos estados brasileiros
24 junho 2024
Estudantes são premiados em Competição de Pontes de Palitos