Nova edição do “Fazendo Direitinho” ajuda famílias da Capadócia

Em comemoração ao Dia das Crianças, acadêmicos, docentes e colaboradores do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promoveram mais uma edição do Projeto Fazendo Direitinho, no último sábado, 23. Dessa vez, a ação atendeu o setor Capadócia com distribuição de 80 cestas básicas às famílias e ainda teve café da manhã, pintura facial e entrega de 120 brinquedos, lembrancinhas e doces às crianças.

A iniciativa foi idealizada em 2011 e é coordenada pelo professor doutor Antônio Cesar Melo que destaca os aprendizados que a ação tem gerado a cada edição. “A ideia, pelo próprio slogan do Projeto, é que onde a gente vá deixemos uma semente de gratidão por tudo aquilo que temos e o que podemos fazer pelo próximo, assim a gente amadurece no sim e no não. O pior momento não é o da realidade social que vemos, mas é aquele de dizer não, quando não há mais comida para dar e isso fortalece e engradece  a todos”, destaca o docente.

Para a acadêmica do 8º período de Direito e uma das organizadoras do Fazendo Direitinho, Kécia Lima, o Projeto faz a diferença na vida tanto dos envolvidos, quanto dos beneficiados. “É renovador ver o olhar de gratidão das pessoas que ajudamos, é mágico poder fazer a alegria de uma criança, fazer com que elas se sintam especiais, acolhidas, amadas, encorajá-las a estudar e a lutar pelo futuro dos sonhos. O propósito do Fazendo Direitinho é semear gratidão, espalhar esperança, e acima de tudo, fazer o bem com amor sempre”, afirma Kécia.

Uma ideia que transforma vidas

Participante do Projeto desde 2019, a aluna do 8º período de Direito, Maria Barros da Silva, carrega mudanças significativas na sua vida, resultados do engajamento na iniciativa. “Eu sempre tive medo de falar em público, mas a partir do Projeto comecei a transformar isso na minha vida, pois passei a entender que as pessoas precisavam de mim e tinha que ser forte para continuar. Então, tive que aprender a ouvir, a comunicar com as pessoas e foi o Fazendo Direitinho que me levou para esse ambiente e fez com que eu tomasse um novo rumo na minha vida. Então a cada edição aprendo um pouco mais, vivo mais a realidade de outras pessoas, é satisfatório ver a transformação de cada família que a gente visita e dá assistência”, disse Maria.

Projeto Fazendo Direitinho
O Fazendo Direitinho é um projeto de extensão do UniCatólica que tem como objetivo principal ajudar famílias de comunidades carentes de Palmas e região. A ideia do projeto é proporcionar aos alunos um espaço para o desenvolvimento de ações voluntárias e o aprimoramento dos princípios ensinados em sala de aula, como por exemplo, o da dignidade da pessoa humana e seus direitos.

As ações acontecem três vezes ao ano, sendo uma no primeiro semestre e as demais em outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, e em dezembro. A próxima edição está confirmada para ser realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, no Lar Batista.

Publicado por Kezia Noá

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024