2021
jul
06
Institucional

Docentes lançam livro sobre a função social da Universidade

O reitor do Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica), professor doutor Gillianno Mazzetto, e o coordenador de pastoralidade, Fábio Caires Correia, lançaram a obra literária “A função social da Universidade: diálogos além das fronteiras”, pela Editora Fundação Fênix, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), disponibilizada nesta segunda-feira, 05.

Além da colaboração com textos autorais, os organizadores convidaram para a construção da coletânea autores renomados a níveis nacional e internacional onde apresentam, dentro de diferentes realidades, o papel social das Universidades em vários países, como Moçambique, Estados Unidos, Argentina e Brasil. Além disso, a obra ainda aborda acerca da Educação em tempos de pandemia.

Em sua contribuição intitulada “A Consolação de Eco: Ensaio para uma Pedagogia do Reconhecimento”, o reitor Gillianno Mazzetto segue a linha do Narcisismo Acadêmico. Segundo ele, o livro é composto por textos com temáticas amplas que buscam traduzir a modalidade que é a Universidade. “Principalmente no cenário nacional, a Universidade precisa ser resgatada, no sentido de que ela é um dos polos da transformação social dentro de um país. Hoje, 98% da pesquisa científica que é feita no Brasil acontece nas Instituições de Educação Superior e isso é para romper a ideia de que elas são apenas um colégio para pessoas grandes. Esse livro começa a fazer um resgaste no seguinte sentido: a Universidade não é uma invenção moderna, não foi criada ontem e inventada com o intuito de lógica de mercado, mas sim dentro do espírito de que o mais alto nível de conhecimento humano poderia ser acessado”, ressalta.

Já o coordenador de pastoralidade, Fábio Caires Correia, dedicou a sua escrita a uma espécie de manifesto sobre a função social da Universidade. Ele explica como surgiu a ideia da obra. “O livro nasceu para aproximar algumas Instituições e pensar a função social da Universidade nesses lugares. Ele também é voltado aos modelos de formação que nós precisamos para ressignificar e tentar implodir toda a lógica da eficiência, ou seja, como podemos, dentro de outras realidades, tentar pensar qual o modelo urgente de Universidade que nós precisamos resgatar para fugir dessa lógica que parece sufocar todo mundo”, conclui.

A obra pode ser livremente acessada no link: https://www.fundarfenix.com.br/ebook/99dialogosalemfronteira

No segundo semestre está previsto um seminário com os autores para ampliar a discussão acerca do tema. Em breve mais informações.

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente
24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum