nov

Workshop discute mercado da Tecnologia da Informação

O mercado da Tecnologia da Informação (TI) foi o tema da palestra que deu início ao IV Workshop Tocantinense de Sistemas de Informação, na noite de ontem, 06, na Faculdade Católica do Tocantins. Segundo o palestrante, Ricardo Nascimento, da empresa CRP Tecnologia, este mercado cresce aproximadamente de 12% a 13% ao ano.

Na palestra foi abordado sobre a transformação da profissão nas últimas décadas. Antes o profissional da TI era visto como a pessoa que conserta computador (provedor de tecnologia). Hoje ele é aquele que olha para o negócio e ajuda a planejar (parceiro estratégico). “A TI na empresa é quase o próprio negócio”, afirmou Ricardo Nascimento.  O palestrante também destacou quais são as profissões da área que estão em alta, entre elas a de desenvolvedor, analista de sistemas, arquiteto corporativo, gerente de sistemas das quais necessitam do profissional conhecimento, habilidades. “Uma das habilidades fundamentais é conseguir pegar um grande problema e transformá-lo em pequenos, através da decomposição lógica/ funcional”, comentou o palestrante.

Para a Diretora Geral da Faculdade Católica do Tocantins, Professora Mestra Clarete de Itoz é importante que existam eventos que liguem pesquisa, ensino e extensão. “A instituição está sempre pronta a apoiar eventos como esse”, disse a diretora.

O coordenador do curso de Sistemas de Informação, Professor Mestre André Rincon comemorou o crescimento do evento. “Foram 26 trabalhos inscritos. Com certeza o próximo será melhor. Agradeço o apoio da direção”, falou Rincon.

COMPETI

Este é o primeiro ano que acontece a Competição de Tecnologia de Informática (COMPETI). Na primeira noite do evento foram apresentados os 4 (quatro) projetos selecionados da categoria institucional. Nesta categoria os competidores apresentaram projetos de aplicativos para resolver problemas e/ou inovar serviços existentes na Faculdade Católica do Tocantins.

Conheça os trabalhos apresentados na noite de ontem:

Rui Mobile, apresentado pelo estudante Ariel Fonseca; Passeio Virtual pela Faculdade Católica do Tocantins; apresentado pelo estudante Eduardo Gabriel; Grid Points – Comunicação e frequência escolar de forma interativa-, apresentado pelo estudante Tiago Almeida e Work Group, apresentado pelo estudante Weberth Barbosa.

O Workshop terá continuidade na noite de hoje, 07, com a palestra Inovação e Empreendedorismo, apresentação dos projetos pré-selecionados e premiação para o melhor projeto de cada uma das 5 (cinco) categorias.

14 maio 2024
UniCatólica contrata Assistente Administrativo