Institucional
Campanha contra Sarampo segue até o dia 31 de agosto
O Centro Universitário Católica do Tocantins, preocupado com o bem-estar dos acadêmicos e educadores da instituição, alerta todos sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A terceira fase da campanha, que tem como público-alvo as pessoas entre 20 a 49 anos, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de agosto de 2020, devido a baixa procura pela vacina nos postos de saúde.
Profissionais da saúde têm alertado à população quanto à importância da vacinação, mesmo com a pandemia do coronavírus. Quem estiver infectado com sarampo pode transmitir a doença para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Não é necessário o contato direto, o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.
Faça sua parte e procure um posto de vacinação mais próximo de sua casa.
Sobre o Sarampo
O Sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus e transmitida pela fala, pela tosse e pelo espirro e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade.
Os doentes geralmente apresentam febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de três a cinco dias, podem aparecer outros sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade.
Publicado por carla adriana