dez

UniCatólica lança Pós-graduação em processos educacionais

O Centro Universitário Católica do Tocantins fez o lançamento da Pós-graduação em Processos Educacionais Inovadores, voltada para os docentes da instituição que já estão engajados na formação para cursos com metodologias ativas, na manhã de sábado, 14 de dezembro, no auditório da unidade I.

A pós-graduação tem como um dos objetivos o de analisar a concepção de currículo integrado e por competência para a formação nos cursos inovadores do UniCatólica, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Segundo a coordenadora da pós e do Nadime, professora doutora Valdirene Cassia, fala que “precisamos levar em consideração o que o mercado e os novos públicos estão exigindo enquanto formação, então para que os nossos docentes estejam antenados com os movimentos contemporâneos, com aquilo que se pretende por formação, consequentemente aquilo que se dá enquanto aprendizagem, o ensino do nosso docente precisa estar cada vez mais qualificado para isso”, fala.

Para a pró-reitora acadêmica, mestra Mariana Lacerda Barboza Melo, a pós-graduação é extremamente importante, de acordo com ela “o UniCatólica vive um momento especial na definição de novas diretrizes e execução de ações, voltadas para a inovação no processo de ensino e aprendizagem. Ao longo do ano de 2019 tivemos momentos muito importantes, voltados para a instrumentalização dos nossos docentes, em especial as formações realizadas pelo NADIME com vistas a aplicação das metodologias ativas nos cursos. Além disso, tivemos a construção de 4 novos cursos com proposta totalmente baseada em currículos por competências, tangibilizando uma proposta disruptiva para o ensino superior”, diz.

“A Pró-Reitoria Acadêmica credita a importância desta e demais ações já implementadas e outras ainda em planejamento, na necessidade de promover para as docentes oportunidades que permitam práxis diferenciadas e inovadoras no ensino, pesquisa e extensão de forma que coadunem com o propósito institucional do Centro Universitário UniCatólica do Tocantins.”, comenta a pró-reitora.

A professora doutora Karina Perehouskei, fala que “é com grande expectativa que recebo a notícia da pós-graduação. Mesmo o UniCatólica dispondo de um corpo docente de excelência, os docentes terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos para uma gestão do conhecimento atual, inovadora e de alta qualidade. Sempre há o que aprender, sempre há o que melhorar”, finaliza.

O curso terá a duração de 18 meses, com carga horária total de 420h, com início previsto para fevereiro de 2020, com encontros presenciais quinzenais para a realização das atividades propostas, preservando os períodos de férias e recessos institucionais.

Publicado por carla adriana

01 julho 2024