Alunos encerram semestre com visita técnica no Cantão

Professores e alunos do curso de Gestão Ambiental realizaram uma visita no Parque Estadual do Cantão (PEC). O objetivo da viagem, ocorrida na primeira quinzena de junho, é de oportunizar aos acadêmicos de conhecerem na pratica os conteúdos sobre preservação ambiental e detalhes sobre a fauna e flora do cerrado e da Amazônia.

Ao todo 27 alunos e quatro professores puderam vivenciar em campo, por meio de passeios de barcos; trilha ecológica; visita ao Projeto Quelônio; assuntos relacionados diretamente à preservação ambiental. Devido o Parque Estadual do Cantão ser considerado uma das áreas protegidas mais importantes da amazônia brasileira (TOCANTINS, PUP/PEC, 2004, p. 15) o estudo in loco foi de suma importância para o enriquecimento dos acadêmicos .

Para o coordenador do curso de Gestão Ambiental, Flávio Pacheco, as visitas técnicas sempre foram rotina da graduação. “Inclusive para o Parque Estadual do Cantão. Essa última agregou muito e proporcionou mais uma vez, a reflexão da importância de cuidar e preservar o meio ambiente”,  enfatizou o coordenador.

Cantão

A riqueza biológica deve-se ao fato de que o Cantão, formado como um delta pelo rio Araguaia, Javaés e do Côco, apresenta mais de 800 lagos e um ecótono entre o Cerrado e Floresta Amazônica. Além disso, o Parque detém grande diversidade e algumas espécies ameaçadas de extinção. Seu estado de preservação, sua função como recurso para a alimentação e berçário para a reprodução de abundantes populações de peixe do médio Araguaia colaboram ainda mais para a sua preservação.

De acordo com estudos realizados o PEC possui cerca de 40 espécies de mamíferos, 316 de aves, 22 de répteis, 17 de anfíbios, 56 espécies de peixes e 134 espécies de plantas vasculares. Outras 53 espécies de aves e seis de mamíferos foram registradas no entorno da Unidade.

As populações de espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada (Panthera onca), a ariranha (Pteronura brasiliensis), o jacu-de-barriga-castanha (Penelope ochrogaster) e o pirarucu (Arapaima gigas), fazem-no especialmente valoroso para a biodiversidade.

24 julho 2024
Inscrições abertas para o 1º Desafio Hands On do Grupo UBEC
22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni