Projetos tecnológicos são desenvolvidos por alunos de Engenharia Elétrica

Circuito, montagem e programação, e construção do esquema. Os três itens foram utilizados por alunos de Engenharia Elétrica da Faculdade Católica do Tocantins, que desenvolveram quatro projetos, por meio da disciplina de Algoritmos de Programação na Engenharia Elétrica.

A disciplina, sob a orientação do professor Marco Sousa, visa trabalhar com tecnologia e programas. “Os projetos têm o intuito de colocar em pratica aquilo que os acadêmicos estudam em sala de aula”, ressaltou o professor.

Marco Sousa destacou que os trabalhos desenvolvidos estão com o nível elevado. No projeto “Controle de ar do CPD”, o equipamento realiza o monitoramento da temperatura ambiente da sala de servidores de uma Central de Processamento de Dados. “Em caso de temperaturas desfavoráveis aos equipamentos, o sistema de controle aciona mais de um aparelho de ar-condicionado automaticamente”, falou Marco Sousa. A diferença desse projeto para outros existentes, segundo o professor, é o baixo custo do aparelho produzido.

Outra iniciativa elaborada foi o “Sensor de Campo Magnético”. “Quem nunca precisou saber onde está localizada a fiação elétrica em uma parede? Este grupo desenvolveu um sensor de campo magnético para identificar exatamente onde está a tubulação de fios na parede”, enfatizou o docente. Para Marco Sousa o projeto é fundamental para quem trabalha na área da construção civil. “Diminuindo assim o tempo do serviço, o custo e a quebradeira da obra”, defendeu.

TECNOLOGIA

O terceiro grupo de alunos investiu na construção de um “Quadricóptero”, uma espécie de helicóptero com quatro hélices e quatro motores. “O equipamentopode ser utilizado para filmagem área, fotografia, cobertura de eventos, inspeção, aerofotografia”, disse o professor Marco Sousa acrescentando que de acordo com a utilização deve se escolher os componentes que atendam as especificações.

Já o “Robô-Transportador” é um protótipo que poderá auxiliar no transporte de objetos onde dificilmente poderíamos ir. “Em locais com gases, geados, estreitos, entre outros. O funcionamento básico do robô seria os seguintes comandos: frente, trás, direita, esquerda, abrir e fechar a mão”,  informou o docente.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes