Oficina do Plano do ABC é finalizada

Com o encerramento da  ‘Oficina de Planejamento do Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono’, o Tocantins passa a integrar o grupo dos estados que aderiram ao programa do Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento.  Com isso, o Tocantins assume uma posição de liderança por também ter sido um dos primeiros a estruturar o Comitê Estadual do Programa ABC, com seminário de sensibilização realizado no ano passado.

A Oficina, realizada na Faculdade Católica do Tocantins,  visa principalmente o planejamento e orientação das ações a serem executados pelo Governo do Estado e demais parceiros que fazem parte do – Grupo Gestor do Plano. O encontro teve início nesta terça-feira, dia 22, e foi encerrado na tarde desta quinta-feira, dia 24.

De acordo com o coordenador Tecnológico da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Fernando Garcia, o Plano ABC vem ao encontro das políticas do Governo do Estado que é melhorar a eficiência produtiva para uma baixa emissão de gases do efeito estufa. “E aperfeiçoando essa eficiência produtiva melhora também a condição de vida do homem que esse é o objetivo maior”, explicou.

Para o coordenador da Pós-Graduação de Agricultura em Baixa Emissão de Carbono da Faculdade Católica, Thiago Magalhães, a estrutura do Plano PE fundamental para o Tocantins. “São diretrizes importantes, principalmente para o nosso Estado em que o agronegócio é o carro-chefe da economia. Além disso, os produtores rurais poderão ter acesso as tecnologias que diminuem os danos causados pelos gases de efeito estufa gerados pelas atividades desenvolvidas no campo”, explicou Thiago.

Programa

O Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono – promoverá a redução das emissões de carbono através do incentivo a processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam o impacto dos gases de efeito estufa no campo, com metas e resultados previstos até 2020.

Além de estimular os investimentos necessários para a incorporação de tecnologias de baixa emissão de carbono no processo produtivo, o programa também promove ações que permitam ao produtor realizar a regularização ambiental de sua propriedade. Outras metas do programa são estimular a redução do desmatamento de florestas e incentivar a implantação e sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis.

26 abril 2024
Acadêmicos apresentam resultados do Projeto Frentiscão