Curso de Agronomia realiza Workshop do Meio Ambiente

O curso de Agronomia do Centro Universitário Católica do Tocantins promoveu na manhã de sábado, 09 de novembro, o IX Workshop do Meio Ambiente, com o tema “A Água na Agricultura”. Entre os convidados do evento estava o doutor em Meteorologia Agrícola, José Luiz Cabral, com a palestra “A importância do monitoramento hidro(agro)meteorológico: da coleta dos dados à gestão”.

Durante a palestra, o doutor José Luiz Cabral mostrou aos acadêmicos a importância do monitoramento agrometeorológico. Segundo ele “o Estado do Tocantins tem uma vocação agropecuária, então o profissional que sai com essa visão de meteorologia aplicada no agronegócio tem um diferencial. Estamos aí diante de várias irregularidades nos regimes pluviométricos, a cada ano está chovendo menos e eles precisam viver com essas incertezas oriundas do clima”, explica.

Para o acadêmico do 9º período de Agronomia, Adelmar Rodrigues de Andrade, “o evento é importante pois trata de um bem comum a todos, que é a água. O objetivo é orientar e conscientizar os alunos com relação ao uso consciente da água e os tramites legais para capta-la do meio ambiente”, fala.

De acordo com o professor doutor e organizador do evento, Gentil Cavalheiro Adorian, o evento já está em sua nona edição, sempre trazendo temas voltados ao meio ambiente. “Este ano, o tema gera bastante polêmica porque o consumo de água na parte agropecuária está em torno de 60% do consumo da água mundial, por isso trouxemos profissionais que são referência da área, tanto na parte agrometeorológica como na parte de recursos hídricos”, diz.

Natanael Barros da Silva, acadêmico do 9º período do curso, disse que “a manhã de hoje foi bastante produtiva, foi tratado um tema de suma importância para a nossa formação como cidadãos e futuros agrônomos. O evento nos fez refletir e pensarmos em usufruir a água de forma legal, eficiente e sustentável, sem prejudicar o meio ambiente”, finaliza.

Publicado por carla adriana

01 julho 2024